Serviço de Assistência Social da Marinha promove live sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha

Data da Notícia: 
03/11/2020

Live sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha

O Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM), em parceria com o Abrigo do Marinheiro (AMN), realizou no dia 17 de agosto, por meio do canal do YouTube do AMN, palestra sobre “A Lei Maria da Penha e os reflexos da pandemia na violência doméstica”. A atividade foi mediada pela Primeiro-Tenente Lilian Bellucco e apresentada pela juíza Elen de Freitas Barbosa, titular do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Três Rio.

A ação de conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher faz parte do programa “Qualidade de Vida no Trabalho e na Família” e teve por objetivo trazer informações legislativas do tema, mas principalmente abordar a experiência prática da magistrada, que atua em diversas frentes de combate a esse tipo de violência contra a mulher por meio do programa “flor de lótus”, que promove projetos de prevenção e acompanhamento de crimes relacionados à Lei Maria da Penha.

Foram discutidos os tipos de violência contra a mulher, a diferença entre lesão corporal prevista no Código Penal Comum, a importância das medidas protetivas, a iniciativa da Polícia Militar com o patrulhamento caracterizado e específico para os casos de violência doméstica, locais de acolhimento e rede de atendimento a mulher vítima, entre outros aspectos relevantes ao combate e à prevenção desse crime.

O formato da live possibilitou, ainda, que os membros da Família Naval que assistiam ao vivo tirassem suas dúvidas sobre o tema por meio do chat, além de terem concorrido ao sorteio de dois livros da temática. A palestra encontra-se disponível no canal do YouTube do Abrigo do Marinheiro: https://bit.ly/SASMAMNLeiMariadaPenhanaPandemia