SASM realiza live de prevenção ao suicídio

Data da Notícia: 
30/03/2021

Live de prevenção ao suicídio realizada pelo Serviço de Assistência Social da Marinha.
O Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) realizou, no dia 30 de março, a live “A importância da saúde mental na prevenção ao suicídio”, no canal do YouTube do Abrigo do Marinheiro. Apresentada pelo Major do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo Diógenes Munhoz, a atividade já possui mais de 400 visualizações.
Ao longo da apresentação, o Major apresentou ao público a “Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio”, desenvolvida por ele no âmbito da suicidologia – área que propõe uma abordagem mais humanizada às pessoa que em situação de crise e tentativa de suicídio.
Além da técnica, o militar discutiu sobre a prevenção ao suicídio, a partir do desenvolvimento de fatores de proteção – como atividades prazerosas, hobbies, entre outros – e de redes de proteção social, compostas por amigos e familiares. Por fim, o Major Diógenes destaca que, além desses dois fatores, a quebra de preconceitos com os cuidados em saúde mental é primordial na prevenção ao suicídio, com a busca, sempre que necessário, de profissionais qualificados.