SASM realiza Eventos de Orientação Profissional para o Desligamento de Militares RM2

Data da Notícia: 
03/10/2018

O Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) realizou, no mês de setembro, o Grupo de Orientação Profissional voltado para Oficiais e Praças da 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2). Com o objetivo de auxiliar na reinserção no mercado de trabalho dos militares temporários, os dois encontros buscaram oferecer a eles os meios práticos para atingirem seus objetivos ao deixarem a Força.

Durante os encontros, foram abordados aspectos como noções de empreendedorismo, gerenciamento de carreira, reconhecimento de talentos e competências, análise de cenário, definição de prioridades, administração do tempo e networking – pontos essenciais a quem tem como projeto sua recolocação profissional. Além disso, foram indicadas algumas leituras e ferramentas tecnológicas que podem facilitar a vida do militar em transição para a vida civil.

Já as atividades práticas consistiram em questionamentos que visavam promover a autorreflexão sobre a vida e a carreira dos participantes, de acordo com cada assunto abordado. Assim, os Oficiais e Praças presentes puderam debater e perceber como diferentes aspectos podem interferir no projeto de retorno ao mercado de trabalho. Por meio do compartilhamento de suas experiências individuais, os militares debateram estratégias e caminhos para pôr em prática seus projetos pessoais.

A Primeiro-Tenente (RM2-S) Beatriz Soares de Araújo Ferreira, do Comando da Divisão Anfíbia, viu tanta importância no projeto que pretende indicá-lo para seus colegas: “Foi um momento muito importante que nos fez pensar no que queremos fora da Marinha e quais caminhos podemos trilhar para alcançar nossos objetivos. Indicarei esse trabalho para outros militares”, diz ela.