SASM realiza evento de orientação para reserva remunerada e aposentadoria

Data da Notícia: 
22/05/2019

Participantes refletem sobre projetos de futuro na oficina “Realização e Plenitude na Aposentadoria”

O Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) recebeu, nos dias 21 e 22 de maio, militares e servidores civis para o Grupo de Orientação para a Reserva, realizado no auditório da OM. Além de um workshop voltado para o planejamento da vida pós-ativa, os participantes assistiram a palestras sobre planejamento financeiro, relacionamento com os bancos e o Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha (SVPM).

No primeiro dia, a oficina “Realização e Plenitude na Aposentadoria” teve como cerne os projetos de futuro dos participantes. As atividades focaram no autoconhecimento, traçando estratégias para que cada um seja capaz de atingir seus objetivos – sejam eles viajar, montar um negócio ou aproveitar melhor o tempo com a família.

O dia seguinte começou com a temática financeira. A primeira palestra discutiu aspectos da relação entre bancos e clientes, enquanto a segunda trabalhou fundamentos de educação e planejamento financeiro, fundamentais à consecução dos projetos traçados no dia anterior. Por fim, o SVPM apresentou seus serviços aos futuros veteranos da Força.

O 2º Sargento MA Clécio Ernesto de Sousa Errichelli, do HNMD, vai para reserva em seis meses: “É um novo horizonte, uma nova fronteira que vamos passar. Eu gostei das palestras, dos dois dias. Adquiri belíssimas informações, troquei conhecimento com meus colegas. A reflexão sobre esse caminho novo que a gente vai encarar foi fundamental”, reflete.

O Suboficial AV CV Marcelo de Souza Santos, da DAERM, destacou a importância do planejamento financeiro: “A parte financeira me abriu os olhos: é preciso você gastar esse dinheiro ou não? Você faz um gasto excessivo com uma coisa que você não está precisando”, pondera. E o 2º SG-MA Sousa completa: “A palestra sobre finanças abriu muitos caminhos. Ajudou muito a planejar mais coisas, conquistar mais coisas sem se preocupar com os obstáculos da vida”, conclui.

A palestra sobre educação financeira contribuiu para o planejamento do futuro após a reserva.

A palestra sobre educação financeira contribuiu para o planejamento do futuro após a reserva.