SASM realiza ação online para famílias de pessoas com deficiência

Data da Notícia: 
23/09/2020

Dra. Deborah Chalfun, durante o Tocando Famílias 2020.

O Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) realizou, na tarde do dia 23 de setembro, a primeira edição online do projeto Tocando Famílias, parte do Programa de Atendimento Especial – Pessoa com Deficiência (PAE), que foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Abrigo do Marinheiro e, pela primeira vez, contou com a participação de todos os distritos navais.

Respeitando as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, a live do projeto proporcionou aos usuários do PAE, cada um em sua casa, uma tarde de atividades lúdicas como contação de histórias e teatro com o artista Marcelo Serralva e a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. Para os responsáveis que acompanhavam, a pediatra Deborah Chalfun, mãe de uma criança com paralisia cerebral, apresentou suas reflexões sobre o tema “os sentimentos da família da pessoa com deficiência frente ao novo normal”.

Ao longo da transmissão, foi possível acompanhar, ainda, relatos de usuários do PAE e seus responsáveis e conhecer a emocionante história de um deles, Arthur, que se formou em Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, hoje, também trabalha com pessoas com deficiência, mostrando-se um grande exemplo de superação.

O evento contou, por fim, com sorteio de brindes para os usuários do programa de todos os distritos navais – ação apoiada pelo Departamento Voluntárias Cisne Branco.

O projeto Tocando Famílias é uma realização do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) como parte do Programa de Atendimento Especial (PAE) e, este ano, teve apoio do Departamento Voluntárias Cisne Branco e da Associação Abrigo do Marinheiro.