SASM e AMN realizam palestra online sobre Educação Financeira com especialista da Superas Academy

Data da Notícia: 
07/07/2020

SASM realiza live sobre Educação Financeira.

O Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM), em parceria com o Abrigo do Marinheiro (AMN), promoveu, em 7 de julho, pelo projeto Marujo Bravo Zulu, o evento em formato de live “Ciclos da Vida Financeira: construindo fundamentos para o futuro”. Ministrada pelo psicólogo e educador financeiro Bernardo Santos, da Superas Academy e com mediação da Assistente Social Capitão Tenente (T) Karine Bouças, a palestra teve lotação máxima, contando com a participação de 100 conexões na sala de reuniões virtual da plataforma Zoom.

O objetivo do evento foi a sensibilização para a temática da educação financeira, a partir da abordagem do modelo da Teoria do Ciclo de Vida, desenvolvido por Franco Modigliani, economista Italiano naturalizado norte-americano. Apresentando conceitos como patrimônio, acumulação e rentabilização, Bernardo Santos discutiu como diferentes atitudes, posturas e tipos de investimentos devem ser ajustados às diferentes fases do ciclo de vida.

Um dos presentes na live foi o CMG (REM-IM) Luiz Paulo Guimarães. Educador financeiro, ele ficou bastante satisfeito com o conteúdo da apresentação: "Fiquei feliz em ver que o Bernardo, quando diante de uma pergunta sobre qual seria o melhor investimento, respondeu 'depende', acrescentando que dependia do perfil e do que pretendia o investidor, ou seja, seu objetivo. O formato online passa a ser o ideal. Tem como ponto forte o maior alcance, a possibilidade de um número maior de participantes em localidades diversas, em relação à palestra presencial".

A sala de reuniões virtual contou com as conexões do Gabinete do Comandante da Marinha, em Brasília, do Colégio Naval, do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, do Centro Integrado de Segurança Marítima, do Centro de Inteligência da Marinha, da Unidade Médica da Esquadra, bem como, individualmente, de outros militares da ativa e da reserva, servidores civis, dependentes e pensionistas.

"O formato foi muito bom para uma primeira experiência: as pessoas respeitaram as regras, mantendo seus microfones desligados e interagiram bastante no chat, perguntando, tirando dúvidas. É um desafio utilizar a tecnologia ao seu favor e manter o interessante de todos: para isso, nós usamos uma enquete durante a palestra e quase todos os participantes responderam. A grande vantagem do formato online é transcender o espaço físico, o conhecimento vai além, a informação chega aonde a pessoa estiver. O chat também é uma grande vantagem, porque nos permite compilar dados e observar demandas dos participantes", celebra a CT(T) Karine, ao término do evento.