E-CONSIG - Novo Módulo de Leilão Reverso

Conheça as regras e o "passo-a-passo" do Leilão Reverso

 

E-CONSIG – Módulo de Leilão Reverso – Esta Pagadoria desenvolveu, em parceria com a Empresa ZetraSoft, uma inédita ferramenta no mercado financeiro, voltada para empréstimos consignados, denominada de Leilão Reverso. Tal inovação tem por finalidade fomentar a concorrência entre as Entidades Consignatárias e possibilitar à família naval praticidade e agilidade na cotação da taxas de juros que compõem o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo consignado, bem como obter condições mais vantajosas e atrativas às praticadas no mercado.
O militar, ativo ou inativo, e a pensionista, ao realizar a simulação de empréstimo consignado, na modalidade atualmente disponível, por dispositivos móveis (celular ou tablet) ou por computador, poderá ao término da simulação, caso não deseje fazer a contratação imediata, abrir para negociação por Leilão Reverso, pelo prazo de 24h úteis. De posse do valor desejado e o número de prestações que pretende contratar, atualmente em até 48 parcelas, essa necessidade será disponibilizada às Entidades Consignatárias (EC) para o início do Leilão. A partir desse momento, o valor inicial da prestação ficará previamente reservado para esse fim (Reserva de Margem) e as EC estarão aptas a oferecerem, nas 24 horas úteis seguintes à abertura do certame, lances com taxas do CET, começando da menor taxa obtida por ocasião da simulação realizada no início do processo.
Durante o processo, as EC poderão melhorar as suas propostas, por intermédio de lances sucessivos, que serão disponibilizados, de forma automática, ao militar ou pensionista, no referido módulo.
A fim de preservar a isonomia entre as EC, estas não saberão com quem estão concorrendo e será visualizado pelos militares ou pensionistas, apenas, os dados financeiros do empréstimo e o valor de cada lance de taxa oferecida. A EC vencedora somente será identificada no encerramento do certame.
Findo o processo, o tomador do crédito deverá comparecer à EC vencedora, para assinar o contrato de empréstimo, nas condições definidas no leilão e apresentar a documentação pertinente para a formalização do contrato.
Ressalta-se que a forma de crédito consignado hoje em operação, ainda, continuará ativa e que o Módulo Leilão Reverso é mais uma oportunidade de melhoria nas condições de uma possível necessidade de crédito dos militares ou pensionistas desta Força.
Com o mesmo intuito de agregar valor à família naval, disponibilizou-se, também, no APP do sistema E-CONSIG, um link com orientações sobre educação financeira, por entendermos que a melhor forma de gerenciar o orçamento familiar é o de criar hábitos e ações que busquem poupar recursos e compatibilizar as necessidades com os recursos disponíveis.
No site da PAPEM e no próprio sistema E-CONSIG foram divulgadas as instruções detalhadas, o “passo a passo”, que os militares ou pensionistas deverão seguir para iniciar um Leilão Reverso, para a obtenção de um crédito consignado.

 

Premiações