Dúvidas Frequentes
1. Acabei de visualizar no meu BP que a minha OM/OC registrou incorretamente o domicílio da minha conta bancária. Como faço para receber meu pagamento e corrigir esta inconsistência ?
O Beneficiário, para corrigir os dados bancários, deverá procurar a OM/OC responsável:
- Se militar da ativa: dirigir-se ao Fiel de Pagamento/Agente de Pagamento de suas OM/OC;
- Se veterano ou pensionista: dirigir-se ao SVPM/OMAC; e
- Se beneficiário de pensão alimentícia: dirigir-se ao SASM/N-SAIPM.
O beneficiário, na OM/OC/SVPM/OMAC/SASM/NSAIPM responsável, deverá informar os dados corretos para que o fiel de pagamento possa fazer as alterações no SISPAG e, paralelamente, providenciar uma MSG de redirecionamento à PAPEM, contendo as seguintes infomações:
- Dados pessoais: nome completo, nip e CPF;
- Dados bancários corretos, ativos e de titularidade do beneficiário. Ressalta-se, que a conta deverá ter natureza corrente (conta corrente); portanto, não poderá ser informada conta salário, poupança, conta fácil, etc. e
- Processo de pagamento não recebido (conforme registrado no canto superior direito do BP).
2. Caso eu verifique no meu extrato bancário, no 1º dia útil, que não foi depositado o meu pagamento, o que devo fazer ?
O Beneficiário deverá:
- Comparecer na agência e verificar junto à gerência do banco se o pagamento não se encontra na conta salário. Caso afirmativo, providenciar o vinculo da conta salário com a conta corrente registrado no bilhete de pagamento e;
- Caso negativo, verificar com o gerente se o pagamento foi bloqueado, pelo banco, por motivo de irregularidade do CPF junto à Receita Federal. Se estiver, o beneficiário deverá regularizar a situação e participar ao banco para dispor da sua remuneração.
Caso o pagamento não seja creditado na conta corrente, depois de cumprido os itens acima, entrar em contato com a PAPEM pelo telefone 2104-5163.
3. Como faço para receber meu pagamento, que não foi creditado na minha conta bancária no 1º dia útil, conforme já confirmado pela gerência do meu banco ?
Cumprir procedimento previsto na resposta 1, informando, na MSG para a PAPEM, se foi ou não detectada inconsistência de dados no BP.
4. Quanto tempo demora para ser depositado o meu pagamento solicitado na MSG de redirecionamento ?
Para efetuar o redirecionamento, o pagamento deverá estar na PAPEM (estornado pelo banco). Com o pagamento e a MSG, a PAPEM segue os seguintes procedimentos:
Demoram alguns poucos dias para a realização do trâmite administrativo necessário para a realização de nova ordem bancária.
Uma vez feita à ordem bancária o deposito será creditado em conta corrente em 48 horas.
No entanto, cabe destacar que, para o início do trâmite administrativo na PAPEM, duas condições devem ser satisfeitas:
- A mensagem da OM deve ter sido recebida; e
- o banco já deverá ter restituído o recurso recebido à PAPEM e não depositado na conta de beneficiário por problemas no domicílio. Esse prazo não está sob controle da PAPEM.
5. O que devo fazer caso o meu pagamento não seja creditado após ter cumprido todos os procedimentos anteriores ?
Caso o pagamento não tenha sido creditado no prazo descrito na resposta anterior, telefonar para o 2104-5163 (PAPEM).