Dúvidas Frequentes
1. Acabei de visualizar no meu BP que a minha OM/OC registrou incorretamente o domicílio da minha conta bancária. Como faço para receber meu pagamento e corrigir esta inconsistência ?
O Beneficiário, para corrigir os dados bancários, deverá procurar a OM/OC responsável:
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Se militar da ativa: dirigir-se ao Fiel de Pagamento/Agente de Pagamento de suas OM/OC;
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Se veterano ou pensionista: dirigir-se ao SVPM/OMAC; e
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Se beneficiário de pensão alimentícia: dirigir-se ao SASM/N-SAIPM.
O beneficiário, na OM/OC/SVPM/OMAC/SASM/NSAIPM responsável, deverá informar os dados corretos para que o fiel de pagamento possa fazer as alterações no SISPAG e, paralelamente, comunicar à OC a necessidade do redirecionamento.
Caso a inconsistência detectada se refira a algum dado do domicílio bancário, ou intercorrência na conta informada em Bilhete de Pagamento cabe à Organização Centralizadora (OC) atualizar diretamente no SISREVERSÃO, no módulo “CRÉDITO BANCÁRIO”. Tal atualização tornará extinta a necessidade do envio de mensagens para o redirecionamento do pagamento não processado. Ressalta-se que os dados inseridos para redirecionamento serão replicados automaticamente nas próximas folhas salariais, devendo o interessado estar ciente do impacto dessas alterações nos pagamentos subsequentes.
2. Caso eu verifique no meu extrato bancário, no 1º dia útil, que não foi depositado o meu pagamento, o que devo fazer ?
O Beneficiário deverá:
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Comparecer na agência e verificar junto à gerência do banco se o pagamento não se encontra na conta salário. Caso afirmativo, providenciar o vinculo da conta salário com a conta corrente registrado no bilhete de pagamento;
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Caso negativo, verificar com o gerente se o pagamento foi bloqueado, pelo banco, por motivo de irregularidade do CPF junto à Receita Federal. Se estiver, o beneficiário deverá regularizar a situação e participar ao banco para dispor da sua remuneração; e
3. Caso não seja constatada a irregularidade na Instituição Bancária, o procedimento é, se militar da ativa: dirigir-se ao Fiel de Pagamento/Agente de Pagamento de suas OM/OC; Se veterano ou pensionista: dirigir-se ao SVPM/OMAC; e Se beneficiário de pensão alimentícia: dirigir-se ao SASM/N-SAIPM.
3. Quanto tempo demora para ser depositado o meu pagamento após atualização dos dados pela OC?
Para efetuar o redirecionamento, o pagamento deverá estar na PAPEM (estornado pelo banco), o que poderá ocorrer em até 5 dias úteis após a data do pagamento geral. De posse dos valores já revertidos, e após a atualização dos dados pela OC responsável, o redirecionamento poderá ser creditado em conta dentro do prazo de 5 dias úteis a contar da data de atualização.
4. O que devo fazer caso o meu pagamento não seja creditado após ter cumprido todos os procedimentos anteriores ?
Caso o pagamento não tenha sido creditado no prazo descrito na resposta anterior, entrar em contato pelo e-mail papem.reversao@mar.mil.br, ou pelo telefone 2104-5163.