Orientações ao Público

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1. ATENDIMENTO AOS BENEFICIÁRIOS:

1.1. ORIENTAÇÕES GERAIS:

A fim de orientar e agilizar a solução de problemas relacionados a pagamento de pessoal, o atendimento aos beneficiários do Sistema de Pagamento da Marinha (SISPAG) é prestado, de forma descentralizada, conforme a seguir relacionado:

a) aos militares da ativa pela respectiva Organização Centralizadora (OC), que dispõe de interligação técnica direta com a PAPEM;

b) aos veteranos e pensionistas pelo Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha (SVPM) ou pela Organização Militar de Apoio e Contato do SVPM (OMAC), localizadas nos Distritos Navais fora de sede, conforme lista disponível no link a seguir:”Relação de OMAC;

c) aos pensionados por meio do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) ou pelos respectivos Núcleos de Assistência Social (NAS); e

d) aos servidores civis por meio da sua respectiva Unidade Pagadora (UPAG).

A PAPEM, especificamente, realiza os seguintes atendimentos:
- Atendimento para militares (da ativa e em TTC) e servidores civis designados ou em missões no exterior, cujas demandas são apresentadas diretamente à PAPEM, que exerce a função de OC desse pessoal; e
- Apoio técnico aos Agentes de Pagamento das OC e do SVPM, relacionado a assuntos do SISPAG.

1.2. CANAIS DE COMUNICAÇÕES

a) Dúvidas frequentes:
Com o objetivo de facilitar aos beneficiários tirarem suas dúvidas sobre alguns assuntos de pagamento, a PAPEM disponibiliza, em suas páginas (internet e intranet), uma lista de “Dúvidas Frequentes”, na qual podem ser esclarecidos diversos questionamentos.

b) Fala.BR:
Para atendimento aos beneficiários, a PAPEM foi inserida na plataforma “Fala.BR, Ouvidoria do Governo Federal.
Por meio desse canal de atendimento, poderão ser registradas manifestações relacionadas a denúncias, reclamações, sugestões, elogios, solicitações e pedidos de simplificação.

Para utilizar o “Fala.BR”, deverá ser acessado o site " https://falabr.cgu.gov.br” e clicar em “entrar”, para ter acesso ao sistema por meio de login e senha ou utilizar, caso possua, o login único do “gov.br”.
Caso o usuário não possua cadastro no “Fala.BR”, poderá criar uma conta, com login e senha, na própria plataforma, após ter feito o acesso conforme orientado acima.
O site “https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-manifestacao-no-sistema-deou...” possui orientações mais detalhadas sobre o que é o “Fala.BR”, quem pode utilizar e as etapas para realização desse serviço.
O link para esta plataforma também encontra-se disponível nas páginas da internet e intranet da PAPEM.

c) E-mail “papem.app@marinha.mil.br
Para encaminhamento de dúvidas de pagamento diretamente à PAPEM.

d) Bilhete de Pagamento Online (BP online):
O acesso ao BP online pode ser realizado por meio do link (www.marinha.mil.br/papem) e/ou por meio do aplicativo “APP PAPEM”, disponível para as plataformas “Android e IOS”.

e) Help Desk:
Para atendimento aos Agentes de Pagamento das OMC/OM, está disponibilizado na página da PAPEM na intranet o linkHelp Desk”, para esclarecimento de dúvidas quanto a problemas de pagamentos e operacionalização do SISPAG.

f) Tripulação:
Para a tripulação da PAPEM, “militares e civis”, foi disponibilizado na página da OM o link Fale Conosco, por meio do qual os militares podem apresentar sugestões e críticas.

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