Dúvidas Frequentes

1. Como acessar o Portal de Consignações do Militar/ Pensionista?
Após cadastrar um e-mail no ECONSIG e criar a sua senha pessoal, o usuário acessará o site https://econsigmb.papem.mar.mil.br/mb/login/login_servidor.jsp diretamente na barra de endereço do seu navegador da “internet” ou por intermédio do link disponível na página da PAPEM (www.papem.mar.mil.br);

2. Como cadastro o meu e-mail no E-CONSIG para realizar empréstimo?
Os militares da ativa deverão procurar o setor de pagamento da OM onde servem.  Caso a OM não possua um cadastrador habilitado, o militar deverá preencher o requerimento disponível na página da www.papem.mar.mil.br e encaminhá-lo à PAPEM por CP ou Ofício. No caso de militares Veteranos e pensionistas, os requerimentos deverão dar entrada no Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha (SVPM), na Organização Militar de Apoio e Contato (OMAC) ou, se preferirem, poderá ser gerado diretamente no SVPM, por intermédio do TOTEM de auto-atendimento.

3.Como consigo a minha senha para acesso ao Portal de Consignações do Militar/Pensionista?
Após cadastrar o seu e-mail no E-CONSIG, o Militar/Pensionista deverá acessar o site https://econsigmb.papem.mar.mil.br/mb/login/login_servidor.jsp e, na página inicial, clicar no link “ Deseja solicitar ou reinicializar sua senha? Clique aqui.”. o sistema encaminhará um link ao e-mail previamente cadastrado. Ao clicar no link o usuário será direcionado para uma página, onde deverá criar a sua senha pessoal e intransferível, com nível de segurança exigido pelo sistema.
Observação: Em hipótese alguma o Militar/Pensionista deverá fornecer a sua senha a terceiros, principalmente a funcionários de Entidades Consignatárias , na qual deseja realizar o empréstimo.

4. Como gero o Código Único para pegar empréstimo?
Após gerar a senha pessoal de acesso ao Portal de Consignações do Militar/Pensionista, o usuário deverá acessar o referido Portal e, na página inicial, após ter acessado o sistema, clicar no ícone verde “ ”, ao lado da expressão “Clique aqui para gerar um novo código único.”. O sistema encaminhará o Código Único para o e-mail previamente cadastrado ou, no caso de veterano ou pensionista, poderá ser gerado diretamente no SVPM, por intermédio do TOTEM de auto-atendimento.

Observação: Em hipótese alguma o Militar/Pensionista deverá fornecer a sua senha a terceiros, principalmente a funcionários de Entidades Consignatárias , na qual deseja realizar o empréstimo. Caso o Militar/Pensionista necessite realizar um empréstimo consignado deverá fornecer à instituição financeira, apenas, o Código Único e os demais documentos necessários à contratação (cópias do BP, identidade e comprovante de residência), além de assinar o contrato.

5. Bloqueei minha senha do portal de Consignações por exceder o número de tentativas de digitação com a senha errada. Como fazer para desbloqueá-la?
Nos casos de bloqueio de senha por excesso de tentativas, o usuário deverá entrar em contato com a Divisão de Consignações da PAPEM, por e-mail (wilson.fortunato@marinha.mil.br, allan.souza@marinha.mil.br, robson.carmo@marinha.mil.br e marcos.verissimo@marinha.mil.br), por telefone (2104-6976 e 21046978) ou por mensagem, para solicitar o desbloqueio. Caso o usuário tenha esquecido a senha, deverá realizar o procedimento de criação de senha, como se estivesse acessando pela primeira vez o Sistema. O Sistema bloqueará a senha após 5 digitação de senha incorretas.

6. Esqueci a minha senha do Portal de Consignações. Como consigo recuperá-la?
Deverá acessar o Portal do Militar/Pensionista e, na tela inicial clicar em “ Deseja solicitar ou reinicializar sua senha? Clique aqui.” E iniciar o procedimento de criação de senha, como se estivesse acessando pela primeira vez o sistema ou utilizar o aplicativo para smartphone e tablet do ECONSIG, disponível no "Apple Store" ou no "Google Play".

7. Fui pegar um empréstimo e o correspondente bancário informou que a PAPEM não tinha autorizado. Como proceder?
A PAPEM não autoriza, confirma empréstimo e nem libera o seu valor, apenas operacionaliza o desconto que foi acordado entre o Militar/ Pensionista e a Entidade Consignatária. O lançamento no E-CONSIG é realizado exclusivamente pela instituição financeira, com a autorização do militar por Código Único, cabendo a ela realizar a análise do crédito e decidir se concede ou não ao interessado, visto que o valor a ser emprestado pertence à mesma.

8. Fiz um empréstimo e até o momento o crédito não foi depositado na minha conta de pagamento, o que fazer?
O depósito do crédito proveniente de um contrato de empréstimo consignado é realizado, exclusivamente, pela Entidade Consignatária detentora do recurso. A Marinha não faz empréstimo, apenas operacionaliza o desconto que foi acordado entre a Instituição Financeira e o Militar/Pensionista. Nesse caso, o tomador do empréstimo deverá entrar em contato com a Entidade Consignatária na qual realizou o contrato.

9. Liquidei antecipadamente o meu empréstimo junto ao banco e até o momento a minha margem não foi liberada. O que fazer?
A liberação da Margem Consignável em decorrência de quitação antecipada de empréstimo é de competência exclusiva da Entidade Consignatária, tendo a mesma 5 (cinco) dias corridos para realizar a liquidação no portal. No momento em que a Entidade liquida o contrato no E-CONSIG, a margem do contrato liquidado é liberada automaticamente.

10. Foi descontada a última parcela do meu empréstimo no BP de FEV2017 e até o momento a margem não foi liberada. O que fazer?
A margem de um contrato que ainda está no Bilhete de Pagamento do mês vigente, somente é liberada após o processamento da margem do Bilhete de pagamento no qual não constar mais o referido desconto. No caso apresentado, por exemplo, a margem somente será liberada após o processamento da margem do Bilhete de Pagamento de MAR2017.

11. A parcela de empréstimo foi descontada do meu Bilhete de Pagamento(BP) e o banco afirma que não recebeu o repasse da Marinha...
O repasse de todos os descontos realizados no Bilhete de Pagamento (BP) é efetuado às entidades Consignatárias, pontualmente, até o segundo dia útil de cada mês. A comprovação de que o desconto foi repassado é o registro do próprio desconto no BP e o extrato de consignações obtido no E-CONSIG pelo Militar/Pensionista, por meio da sua senha pessoal e intransferível, onde haverá a expressão “liquidada folha” . No entanto, nos casos em que o pagamento tenha sido bloqueado por qualquer motivo, após a impressão do BP, as parcelas ali lançadas não possuem qualquer efeito financeiro, visto que o pagamento no  mês do  bloqueio não foi efetivado e, se for o caso, haverá um acerto futuro em outro BP.

12. A PAPEM não realizou o desconto de empréstimo no meu Bilhete de Pagamento (BP) e o banco está cobrando e ameaçando colocar meu nome no SPC/SERASA.
Os descontos consignados em BP são, apenas, mais uma modalidade de pagamento. No caso do desconto não ocorrer por qualquer motivo, o Militar/Pensionista deverá procurar a Entidade Consignatária para quitar o débito. A Marinha não interfere nas cláusulas contratuais pactuadas, pois o negócio jurídico (contrato de empréstimo) é realizado entre duas partes, Consignado (Militar/Pensionista) e Entidade Consignatária (instituição Financeira), não havendo qualquer participação desta Força no acordo firmado entre ambos, a não ser quando do repasse dos descontos realizados.
As questões de negativação no SPC/SERASA são objeto de legislação específica oriundas de inadimplência de dívida, que devem ser discutidas entre as duas partes citadas acima.

13. Recebi ligações de uma Empresa, informando que tem autorização da Marinha para refinanciar meus empréstimos. A citada empresa possuía os meus dados pessoais e finaceiros (telefone, NIP, CPF, empréstimos em BP, etc). Quem forneceu meus dados a essa empresa?
O Sistema Digital de Consignações – E-CONSIG somente possui cadastro de nome, matrícula financeira, CPF e dados dos contratos de cada Entidade Consignatária. Não há registro no referido sistema de outros dados pessoais e ou financeiros, tais como, endereço, telefone, identidade, dados de Bilhete de Pagamento, etc. Cabe esclarecer, que os contratos lançados no E-CONSIG somente podem ser visualizados pela Instituição Financeira detentora do contrato de empréstimo.

No entanto, ressalta-se que um correspondente bancário pode ser contratado por várias Entidades Consignatárias. No caso de uma pessoa ter contraído anteriormente um empréstimo, os documento e dados pessoais fornecidos pelo próprio Militar/Pensionista, por ocasião dessa contratação, permanecem com as Instituições financeiras e seus correspondentes, o que por si só, constituem um banco de dados das empresas para futuros contatos.

A Marinha não fornece dados pessoais a terceiros.
    
14. Estou negociando com o Banco o pagamento das parcelas do meu empréstimo por intermédio de boleto Bancário. Solicito retirar a referida parcela do meu Bilhete de Pagamento (BP).
Por ser um negócio jurídico realizado entre duas partes, Consignado (Militar/Pensionista) e Entidade Consignatária (instituição Financeira), não havendo qualquer participação da Marinha no acordo firmado entre ambos, a não ser quando do repasse dos descontos realizados, a Marinha não pode, unilateralmente, suspender ou retirar os descontos sem que haja uma determinação judicial para tal.

Conforme Convênio firmado entre a Marinha e as Entidades Consignatárias, a responsabilidade de implantação, alteração e retirada são de inteira responsabilidade da Instituição Financeira detentora do Contrato, com exceção da queda do desconto por falta de margem consignável ou por decisão judicial na qual a PAPEM seja citada oficialmente pelo juiz a cumprir.

15. Quais são as funcionalidades do TOTEM de auto-atendimento do E-CONSIG existente no Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha?
O TOTEM de auto-atendimento possui as seguintes funcionalidades:
- Geração e impressão o Código Único;
- Cadastramento de e-mail;
- Consulta de Consignações;
- Simulação de empréstimo; e
- Reserva de descontos de empréstimo.
Observação: Para os deficientes físicos, idosos e pessoas de difícil locomoção existe, também, um TOTEM de auto-atendimento específico e exclusivo, adaptado às suas necessidades.

16. Quais são as funcionalidades existentes no aplicativo do E-CONSIG para dispositivos móveis (smartphone e tablet)?
A fim de propiciar o acesso a mais uma estação de consulta e maior agilidade e flexibilidade às informações relevantes dos descontos consignados em folha de pagamento, bem como proporcionar à família naval o alinhamento com as tendências tecnológicas atuais, a Pagadoria ativou em 17 de abril de 2017 o aplicativo para "smartphones" e "tablets" que utilizam as plataformas "Android" ou "IOS". Por meio desse aplicativo, o usuário poderá ter acesso às seguintes consultas e funcionalidades:
- Margem consignável;
- Ranking das taxas de juros praticadas pelas Entidades Consignatárias;
- Acompanhamento das suas consignações;
- Gera código único;
- Reinicializa a senha de acesso ao Portal de Consignações do Militar/Pensionista; e
- Simula e reserva descontos de empréstimo.

17. Qual o último dia para se lançar um desconto no E-CONSIG, para que o mesmo saia no BP de maio, por exemplo?
O dia de encerramento para lançamentos de descontos, corte da folha, é o dia 1º de cada mês, independentemente de ser feriado ou rotina de domingo. Desta forma, se um desconto for lançado no E-CONSIG até o dia primeiro de maio, o mesmo será descontado no BP de maio. No entanto, caso seja lançado a partir do dia 2 de maio, o desconto ocorrerá no BP de junho.

18. Como desbloqueio a minha matrícula financeira para pegar empréstimo?
Para desbloquear a matrícula financeira, o militar da ativa deverá preencher o  Requerimento para Desbloqueio de Matrícula Financeira, que encontra-se disponível para “download” na página da PAPEM (www.papem.mar.mil.br) e  encaminhá-lo por CP ou ofício da OM onde serve ou, ainda, protocolizá-lo na SECOM desta Pagadoria com uma cópia da identidade. A OM do militar também poderá solicitar o desbloqueio por mensagem. No caso dos militares Veteranos e pensionistas o requerimento deve dar entrada no SVPM ou OMAC, que se incumbirá de encaminhá-lo a este Órgão Pagador, utilizando os mesmos canais do militares ativos.

19. Como bloqueio a minha matrícula financeira para novos  empréstimo?
Para bloquear a matrícula financeira para novos empréstimos, o militar da ativa deverá preencher o  Requerimento para Bloqueio de Matrícula Financeira, que encontra-se disponível para “download” na página da PAPEM (www.papem.mar.mil.br) e  encaminhá-lo por CP ou ofício da OM onde serve ou, ainda, protocolizá-lo na SECOM desta Pagadoria com uma cópia da identidade. A OM do militar também poderá solicitar o desbloqueio por mensagem. No caso dos militares Veteranos e pensionistas o requerimento deve dar entrada no SVPM ou OMAC, que se incumbirá de encaminhá-lo a este Órgão Pagador, utilizando os mesmos canais do militares ativos.

20. Esqueci minha senha e quando tentei digitar o meu CPF no E-CONSIG para recuperá-la, o sistema não aceitou. O que fazer?
No caso de esquecimento da Senha pessoal para acesso ao Portal de Consignações, o usuário ao iniciar o procedimento para a criação de uma nova senha deverá digitar o CPF com pontos e traço.

21. Sou militar temporário (RM2) e gostaria de cadastrar meu e-mail no E-CONSIG para realização de contrato de empréstimo em Bilhete de Pagamento. Como devo proceder?
De acordo com o Item da SGM-302, as matrículas financeiras dos militares temporários serão bloqueadas para consignações facultativas.

22. Sou Aprendiz-Marinheiro e gostaria de adquirir empréstimo consignado a ser descontado em Bilhete de Pagamento. Como devo proceder?
Os alunos de Escola de Aprendizes, Curso de Formação de Cabos, Colégio Naval, Escola Naval ou Curso de Formação de Oficiais somente poderão ter suas matrículas financeiras desbloqueadas quando deixarem a condição de aluno, sendo promovidos à graduação de Marinheiro, Cabo ou ao posto de Segundo-Tenente.

23. Em consulta ao Portal de Consignações, verifiquei que minha margem ficou negativa devido a implantação de um desconto de Indenização Médico-Hospitalar (INHOS). Onde devo comparecer para solicitar a geração de um boleto bancário e a quem devo comprovar o pagamento?
A Indenização Médico-Hospitalar (INHOS) é um desconto obrigatório que possui prioridade sobre os descontos facultativos, isto é, tem precedência de ser descontado em Bilhete de Pagamento, portanto, as dúvidas, sobre a operacionalização dos descontos da parcela INHOS devem ser dirigidas, diretamente, à Unidade de Saúde que lançou o referido desconto, sendo que, nos casos em que a referida indenização for realizada por Guia de Recolhimento da União (GRU), a liquidação da parcela caberá à Unidade de Saúde que lançou o referido desconto.

24. Como devo proceder para retirar medicamento no SEDIME, requisitar uniforme no PDU ou renovar minha identidade no SIM, uma vez que não possuo Margem Consignável?
O desconto consignado é, apenas, uma das formas de se efetuar o pagamento, portanto, as dúvidas sobre outras formas de pagamento para esses serviços, assim como a sua operacionalização (inclusão, alteração e exclusão) devem ser dirigidas à Unidade de Atendimento que poderá efetuar o respectivo lançamento.

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