
Comandante da Marinha (ao centro) e representantes do
setor de CT&I
O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), recebeu em 11 de janeiro a visita do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, acompanhado pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e pelo Diretor do CTMRJ, Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza.
A comitiva assistiu a uma apresentação sobre processos e projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Marinha gerenciados pelo CTMRJ e sobre as áreas de atuação e perspectivas futuras do IEAPM. A visita contemplou os Departamentos de Oceanografia, de Biotecnologia Marinha e de Acústica Submarina, respectivos laboratórios e os Programas de Pós-Graduação.
Na oportunidade, o Almirante Ilques também acompanhou as obras do Museu Oceanográfico da Marinha, cujo término está previsto para o primeiro semestre de 2021. O espaço revitalizado contará com módulos expositivos sobre arqueologia de naufrágios, oceanografia, biodiversidade e Projeto Cabo Frio, além de área para exposições itinerantes, com o objetivo de projetar o museu a uma dimensão mais abrangente junto às comunidades científica, cultural e acadêmica.

Almirante Ilques, acompanhado pelo Almirante Olsen e Diretora do IEAPM, verifica as informações da planta baixa do futuro Museu Oceanográfico da Marinha
Em coordenação com a academia, instituições e órgãos afins do estado, o IEAPM é uma ICT de referência que contribui para a ampliação das áreas estratégicas de conhecimento ligadas às ciências do mar, em benefício da preservação do meio ambiente marinho e do desenvolvimento socioeconômico do País.