
Militares exercitam procedimentos de navegação em águas restritas com o uso do Simulador de Passadiço
Nos dias 18 e 20 de maio, o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), recebeu a equipe de navegação da Fragata “Defensora” para validação da versão atualizada do software do Simulador de Passadiço (SIMPASS). Por tratar-se de um simulador flexível em termos de arquitetura e capaz de gerar diferentes camadas de imersão, foi possível ao CASNAV executar uma reconfiguração que atendesse aos objetivos específicos do teste solicitado, focado em equipes de navegação. A iniciativa possibilita, no futuro, dotar o Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML) com um ambiente de simulação com múltiplas funcionalidades, possibilitando atender às necessidades do Setor Operativo.
Para esse intento, compareceram as equipes de manobra / navegação do Passadiço e do Centro de Operações de Combate da “Defensora”, fazendo uso do software de simulação de passadiço e radar recentemente evoluídos. O propósito foi maximizar a capacitação dos militares nas tarefas afetas à navegação visual e radar em águas restritas, possibilitando em contrapartida àquela ICT a verificação do desempenho do simulador e a realização de testes de usabilidade da nova versão do sistema, em fase final de desenvolvimento para a Escola Naval. O exercício foi realizado em estrita observância aos protocolos preconizados pelas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
O Simulador de Passadiço
O SIMPASS é o primeiro Simulador de Passadiço nacional, possuindo versões instaladas no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e em diversas Capitanias dos Portos, desenvolvido segundo as normas de certificação Det Norske Veritas (DNV). O sistema é capaz de reproduzir, com alta fidelidade dinâmica, todos os estados do mar, criação de cenários em distintas áreas marítimas e diferentes tipos de operações no ambiente de superfície, dispondo de gráficos para instrumentos de navegação e visualização externa às janelas do Passadiço. Incorpora múltiplas funcionalidades, incluindo fainas de controle de avarias, falhas elétricas e anomalias em equipamentos.
O CASNAV é uma ICT, com reconhecida capacitação técnica, capaz de prover soluções nas áreas de Tecnologia da Informação, Pesquisa Operacional, Simulação e Criptologia. Sob a coordenação técnica do CTMRJ, tem por tarefa otimizar o emprego dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico da Marinha e do País.
- Efetue login ou registre-se para postar comentários