A Cultura Organizacional pode ser definida como o conjunto de práticas, ritos e normas, que influenciam os membros de determinada empresa ou organização no modo de perceber, pensar e agir. Dessa forma, as organizações se distinguem por sua cultura organizacional, tornando-se únicas na forma de compreender a realidade e resolver problemas (SCHEIN, 1992). A cultura organizacional tem sido tema de interesse de gestores à medida que também influencia a motivação e a saúde dos colaboradores (FERREIRA e ASSMAR, 2004), seu desempenho, os níveis de satisfação individual e até a produtividade da empresa (TAMAYO; MENDES; PAZ, 2000).
Elemento central da cultura organizacional, os valores organizacionais constituem o núcleo da cultura organizacional, determinando, assim, a estrutura da personalidade da empresa (TAMAYO, 1998). São princípios ou crenças organizados hierarquicamente, relacionados a condutas e metas desejáveis (TAMAYO e BORGES, 2006) que funcionam como elemento integrador à medida que são percebidos e compartilhados. Criam vínculos e auxiliam na criação de modelos mentais que comunicam o estilo de funcionamento, os esforços e as prioridades da organização (TAMAYO e GONDIM, 1996).
Os valores organizacionais esposados são os valores escolhidos pelas lideranças da organização a fim de orientar atitudes, comportamentos e decisões nos diversos papéis e tarefas desempenhados por seus integrantes, em prol do atingimento da missão e da visão.
O processo de revisão dos valores da DAbM contou com a participação de oficiais superiores que foram convidados a listar, em ordem de prioridade, um mínimo de 5 (cinco) e um máximo de 10 (dez) valores organizacionais que devem referenciar a DAbM. As respostas foram consolidadas no software word cloud, que destacou as palavras que mais apareceram nas listas. Esse conjunto de palavras e os valores constantes do PEO 2015-2022 foi apresentado ao Diretor que, após análise, determinou os valores para a DAbM. Esses valores deverão guiar atitudes, comportamentos e decisões no cumprimento da Missão e da Visão e, em conjunto com as Políticas do Abastecimento, incorporados nas IE deste PEO:
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Hierarquia e disciplina – A hierarquia e a disciplina são a base institucional das Forças Armadas. hierarquia é a ordenação da autoridade em diferentes níveis, enquanto a disciplina é a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições que fundamentam o organismo militar e coordenam seu funcionamento regular e harmônico, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo.
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Conformidade – Conformidade (compliance) é o conjunto de mecanismos e procedimentos internos que buscam garantir e comprovar o efetivo cumprimento de leis, normas e regras estabelecidas nas atividades desempenhadas, tendo sua origem no termo Compliance. Impacta nos níveis de integridade e de transparência da organização na condução de suas atribuições em todas as suas esferas – administrativa, econômica, socioambiental etc.
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Comprometimento com as Metas Prioritárias da MB – é o compromisso no cumprimento das metas apontadas pela Alta Administração Naval que, por sua vez, são alinhadas às AEN. Dessa forma, os esforços gerenciais, a alocação de recursos orçamentários, as contratações plurianuais devem contribuir para a concretização dos projetos prioritários previstos para a MB que sejam de responsabilidade da DAbM.
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Valorização das pessoas – implica em reconhecer e respeitar a singularidade da pessoa humana, assim como suas necessidades, anseios e motivações. A evolução dos processos e o alcance de resultados se dá por causa das pessoas, e isso deve ser considerado nas atividades de gestão e no processo decisório.
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Boas Práticas de Gestão – são padrões executados regularmente (normatizados ou não) nas atividades de gestão da organização. Considera-se como boas práticas aquelas que se baseiam em princípios e métodos que representam o estado da arte em todas as etapas do processo ou da área em que são aplicadas, e que refletem as políticas e os valores da organização.
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Meritocracia – é o reconhecimento dos melhores desempenhos e resultados tangíveis para a organização. O mérito é o resultado de esforços pessoais em convocar diversas competências para elevar o nível de excelência organizacional e deve ser recompensado pela organização, ampliando a percepção do senso de merecimento e justiça.
- Responsabilidade socioambiental – é a responsabilidade inerente às organizações quanto ao impacto de suas atividades no meio ambiente e na sociedade. Vai além dos cumprimentos normativos e reflete o compromisso da organização na adoção de práticas sustentáveis relativas à preservação do meio ambiente, à melhoria na qualidade de vida das pessoas e que demonstre responsabilidade com as gerações futuras.