No dia 29 de maio de 2026, o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Rio Grande do Sul (SINDANAVE-RS), em parceria com a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, promoveu uma palestra técnica sobre Gestão de Bioincrustação em Navios, reunindo profissionais e representantes do setor marítimo em um importante momento de atualização e intercâmbio de conhecimentos. A iniciativa reforçou o compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável da atividade marítima e com a disseminação de boas práticas operacionais e ambientais.
A bioincrustação consiste no acúmulo de organismos aquáticos, como algas, moluscos e outros seres marinhos, nas superfícies submersas das embarcações. Além de aumentar o consumo de combustível e os custos operacionais, esse fenômeno representa um importante vetor para a introdução e dispersão de espécies invasoras entre diferentes ecossistemas. Por esse motivo, a gestão adequada da bioincrustação tornou-se um tema atual, complexo e de crescente relevância para a comunidade marítima internacional, exigindo rigoroso cumprimento das normas e diretrizes em vigor.
A palestra foi ministrada pela Capitão de Mar e Guerra (T) Maria Cecília, Chefe do Departamento Técnico de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas, que abordou os impactos operacionais e ambientais relacionados à bioincrustação e esclareceu aspectos da NORMAM-401/DPC e da Resolução MEPC.378(80) da Organização Marítima Internacional (IMO). O evento proporcionou um ambiente de diálogo técnico e fortalecimento institucional, contribuindo para a capacitação dos profissionais do setor e para o aprimoramento das práticas voltadas à proteção ambiental e à segurança da navegação.
