Entre os dias 11 e 13 de abril, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) promoveu a 1ª edição de 2025 do projeto “Capitania Itinerante”, no município de Jaguarão-RS. Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços, como inscrição e regularização de embarcações, arqueação, renovação de Carteiras de Inscrição e Registro (CIR), além de atividades de Inspeção Naval.
O objetivo da ação é ampliar o acesso da população de regiões distantes da sede da Capitania, localizada em Rio Grande-RS, facilitando o atendimento e promovendo a regularização junto à Autoridade Marítima. Segundo o Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão de Mar e Guerra Gutemberg da Silva Ferreira, a iniciativa é fundamental para fortalecer a presença da Autoridade Marítima em áreas do interior
A realização da Capitania Itinerante em localidades mais afastadas da nossa sede é de suma importância. Dessa forma, é possível garantir que a comunidade marítima local tenha acesso aos serviços e informações sobre segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.
