CPRS realiza ações em alusão ao Dia Nacional da Amazônia Azul

A fim de contribuir para o incremento da visibilidade do "Dia Nacional da Amazônia Azul", comemorado em 16 de novembro, como Representante da Autoridade Marítima para normatização e fiscalização de assuntos relacionados à prevenção da poluição ambiental causada por embarcações, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) realizou diversas atividades junto à comunidade náutica.
 
Entre os dias 16 e 22 de novembro, foram realizadas palestras em clubes náuticos e eventos nos quais a CPRS esteve presente. Dentre eles, cabe destacar a participação no “14º Seminário Ambiental Viva o Taquari-Antas Vivo”, realizado na cidade de Lajeado, com a presença de mais de quatrocentos jovens em período escolar. Ainda foram ministradas palestras em reuniões com autoridades e comunidade ligada à pesca das cidades de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Além disso, houve exposições no Rio Grande Yacht Clube, em proveito da Regata Portos RS Monotipos, bem como no Corpo de Bombeiros Militar e no Clube Náutico de Arambaré-RS.
 
Com o objetivo de conscientizar tripulantes e passageiros, houve orientação quanto ao correto descarte do lixo produzido pelas embarcações em proveito das inspeções navais. Para as abordagens, foi criado um “QR code” que, assim que disponibilizado pelo inspetor, encaminhava os tripulantes para a apresentação confeccionada pela Diretoria de Portos e Costas, enquanto ouviam as orientações.
 
As ações da CPRS contribuíram para aumentar o nível de conscientização na sociedade, mostrando a importância da efetiva participação na manutenção dos mares e rios limpos, contribuindo, desta maneira, para uma das tarefas atribuídas à Autoridade Marítima, a prevenção da poluição hídrica.