CPRS forma turma de Pescador Profissional Nível 1 em São José do Norte

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) realizou o curso de formação de Pescador Profissional Nível 1 (CFAQ-POP 1/MOP 1), no período de 05 a 21 de junho, em São José do Norte. Ao todo, 28 alunos foram matriculados, sendo todos aprovados no referido curso. A realização do curso teve o apoio da Colônia de Pescadores Z2 e da Secretaria de Agricultura e Pesca do município. Além de representantes e instrutores da CPRS, participaram da formatura o Presidente da Colônia de Pescadores Z2, Irandi Rodrigues, o Secretário de Agricultura e Pesca, José Machado, e o Presidente do Conselho de Produção, Fábio Martins.
 
Este curso destina-se ao preparo de profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviários do 3º Grupo - Pescadores, Seção de Convés e de Máquinas, com inscrição na categoria Pescador Profissional (POP1) e/ou Motorista de Pesca (MOP 1), no nível de habilitação 1.
 
A formação permite ao aprovado comandar embarcações de pesca com AB menor ou igual a 10, empregadas na navegação interior e nas áreas de navegação definidas nos limites estabelecidos pela Capitania dos Portos (CP) de sua jurisdição, não podendo afastar-se mais de 50 milhas da CP/DL/AG de sua jurisdição, ser Subalterno de Quarto de Navegação (SQN) nas embarcações de pesca de qualquer AB, na Navegação Interior ou Serviços Gerais de Convés (SGC) nas embarcações de pesca até 100 AB, em qualquer tipo de navegação, para o caso do POP.
 
Em se tratando do MOP, após a formação, é possível desempenhar a função de Chefe de Máquinas (CHM) de embarcações de pesca de potência propulsora até 170 kW, empregadas na Navegação em Mar Aberto dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e na Navegação Interior; Subalterno de Quarto de Máquinas (SQM) de embarcações de pesca até 500 kW na Navegação na costa brasileira e na Navegação Interior ou Serviços Gerais de Máquinas (SGM) de embarcações de pesca de qualquer kW na Navegação Interior.