Marinha realiza processo seletivo de admissão ao curso CFAQ-MOM, em Rio Grande (RS)

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) realizou, em 24 de setembro, no município de Rio Grande (RS), o processo seletivo de admissão para o Curso de Formação de Aquaviários – Moço de Máquinas (CFAQ-MOM). As provas foram aplicadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande, visando ao preenchimento das 30 vagas oferecidas entre os mais de 240 candidatos inscritos.
 
O curso ocorrerá nas dependências da CPRS, com previsão para realizar no período entre 17 de outubro de 2022 e 17 de março de 2023. Serão 728 horas/aula, distribuídas entre teóricas e práticas nas funções de Navegação; Manuseio e estivagem de carga; Controle da operação do navio e cuidados com as pessoas a bordo; Máquinas marítimas; Sistemas elétricos, eletrônicos e de controle; Manutenção e reparo; e Radiocomunicações.
 
Após a aprovação no período escolar, os alunos realizarão um período de estágio de 352 horas a bordo de embarcações mercantes, cumprindo o Programa de Instrução no Mar (PIM) como Praticante de Moço de Máquinas. Os participantes aprovados receberão Certificados de Proficiência (DPC-1034) e as Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) gratuitamente.