CPRS forma turma do Curso de Aperfeiçoamento para Aquaviários de Contramestre (APAQ-CTR)

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) realizou, no dia 19 de janeiro, a formatura dos 28 alunos do Curso de Aperfeiçoamento para Aquaviários de Contramestre (APAQ-CTR) Turma 01/2021.

O curso foi ministrado pela primeira vez nesta Capitania e, em função da necessidade de manter o aprendizado durante a pandemia, foi realizado parcialmente na modalidade de Ensino à Distância (EaD) online.

Dividido em três módulos, o curso teve os dois primeiros módulos desenvolvidos por videoconferência, com uso de plataforma digital para aplicação das provas. Já o último módulo, foi realizado de forma presencial nas dependências desta Capitania, em virtude da necessidade de aulas práticas das disciplinas “Especial de Radioperador Restrito” (EROR) e “Especial Prático de Operador Radar” (EPOR).

O Curso APAQ-CTR destina-se a aperfeiçoar o aquaviário da categoria de Marinheiro de Convés ou Suboficial ou Sargento da reserva de 1ª Classe da Marinha do Brasil, para exercer as funções inerentes à categoria de Contramestre (CTR).

Durante a cerimônia, o Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, acompanhado dos padrinhos e madrinhas dos alunos, realizou a entrega de platinas e certificados de conclusão de curso, respeitando todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19.