SOAMAR-Rio Grande inaugura Delegacia em São Lourenço do Sul

No dia 21 de agosto, foi inaugurada a Delegacia da Sociedade Amigos da Marinha Rio Grande (SOAMAR-RG) no município de São Lourenço do Sul-RS. O evento ocorreu em formato reduzido e foram adotadas todas as medidas recomendadas para o enfrentamento da COVID-19.

Presidida pelo Comandante do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), Vice-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza, a cerimônia contou com a presença do Prefeito de São Lourenço do Sul, Sr. Rudinei Härter, do Vice-Prefeito da cidade, Cléo Uarthe, do Presidente da SOAMAR-RG, Sr. Marcelo da Silva Telles, da Delegada da SOAMAR-RG em São Lourenço do Sul, Sra. Elnora Boemeke e da Diretora da Estação de Apoio Antártico da Universidade Federal do Rio Grande (ESANTAR-FURG), Cleuza Maria Sobral Dias, além do Sr. Celso Abreu e do Sr. Renato Abreu, familiares do Almirante Abreu, um dos nossos grandes heróis navais.

A sala da Delegacia da SOAMAR-RG em São Lourenço do Sul, denominada Sala Almirante Abreu, localizada no Prédio do Executivo Municipal, no Centro do município lourenciano, visa a fortalecer as ações da SOAMAR na região, desenvolver a mentalidade marítima e conscientização de setores estratégicos sobre a importância das atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil. O espaço também será utilizado pela Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) para a realização do projeto “Capitania Itinerante”, facilitando o acesso da comunidade local aos serviços prestados pela CPRS, como a inscrição em cursos de formação de aquaviários, solicitações de serviços relacionados à habilitação de aquaviários e amadores, atualização cadastral e regularização de embarcações, dentre outros.