CPRS forma Turma 02/2021 do Curso de Formação de Aquaviários Pescador Profissional Nível I (CFAQ POP I/MOP I), no município de São José do Norte

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) realizou, entre os dias 28 de junho e 15 de julho, o Curso de Formação de Aquaviários Pescador Profissional Nível I (CFAQ POP I/MOP I). Foram matriculados, e aprovados, 14 alunos da Colônia de Pescadores Z-2, pertencente à jurisdição desta Capitania.

O objetivo do curso, composto por aulas teóricas e práticas, é habilitar o aluno para o exercício da capacidade exclusiva na função de pescador, a ser desempenhada em embarcação de pesca de qualquer tipo e porte, empregada em qualquer tipo de navegação. A grade curricular é composta por aulas de atividades da pesca, condução e operação de embarcação de pesca, sistema de propulsão a motor diesel, conhecimentos elementares de primeiros socorros, técnicas de sobrevivência pessoal, prevenção e combate a incêndio, e segurança em operações de embarcação de pesca. Dessa forma, além de ter propiciado a formação profissional, o curso também contribuiu para o fortalecimento da segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar, na área de jurisdição desta Capitania.

No encerramento, estiveram presentes a Prefeita da cidade, Sra. Fabiany Zogbi Roig Fá, o Vice-Prefeito, o Sr. Neromar de Araujo Guimarães, o Diretor da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura, o Sr. Josué Machado, o Presidente da Colônia de Pescadores Z-2, o Sr. Irandi da Silveira Rodrigues, o Professor do curso, o SO (RM1-AM) Daniel Navas e militares da CPRS.

Na ocasião, foi respeitado o distanciamento social, com os devidos cuidados de higiene e o uso de máscaras – medidas essenciais durante a pandemia do Covid – 19.