CPRS realiza Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP)

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) realizou, entre os dias 17 e 21 de maio, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). O objetivo do curso, composto por aulas teóricas e práticas, é habilitar funcionários públicos a conduzir ou tripular pequenas embarcações de Estado, de até seis metros de comprimento, empregadas na navegação interior, a serviço de Órgãos Públicos (extra Marinha do Brasil). O curso contribui, assim, para fortalecer a segurança da navegação, na área de Jurisdição desta Capitania.

Foram matriculados e aprovados 25 alunos, entre eles 14 militares da 3º Companhia do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, três militares da Guarda Municipal de Rio Grande, quatro servidores civis do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e sete militares desta Capitania.

A grade curricular é composta por aulas de Nomenclatura de Embarcação, Comunicação, Motor Propulsor, Estabilidade, Manobra de Embarcação, Navegação, Meteorologia, Legislação, Prática de Navegação e Manobra, Segurança e Sobrevivência.

Na ocasião, foi respeitado o distanciamento social, com os devidos cuidados de higiene e o uso de máscaras – medidas essenciais durante a pandemia do Covid - 19.