Aconteceu na Macega

Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia promove palestra sobre Saúde do Homem

1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução participa de exposição no MUSAL Air Show 2019

Militares participam de palestra sobre o Grupo Aéreo Naval de Manutenção


Militares participam de palestra sobre o Grupo Aéreo Naval de Manutenção

Militares do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia participaram, no dia 6 de novembro, de uma palestra sobre o Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GaerNavMan), Organização Militar (OM) criada, em 28 de agosto de 2019, pela Portaria 249, com a missão de “supervisionar e executar a manutenção de 2º e 3º escalões e apoiar, quando necessário, as manutenções de 1º escalão, nos meios aeronavais da MB, em terra e quando embarcados nos navios da Força, de forma integrada e eficaz, a fim de contribuir para a aplicação poder naval, na área do Comando em Chefe da Esquadra e dos Com

1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução participa de exposição no MUSAL Air Show 2019

    Nos dias 26 e 27 de outubro, foi realizada a 3ª edição do MUSAL Air Show, que contou com diversas atrações do ramo aeronáutico, tanto de instituições civis como de organizações militares. O 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) marcou presença no evento com a exposição estática de equipamentos de sobrevivência e da aeronave MARINHA N-5054, um IH-6B - Bell Jet Ranger III.

Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia promove palestra sobre Saúde do Homem

No mês da conscientização contra o câncer de próstata, a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia (PNSPA) promoveu um evento alusivo ao “Novembro Azul”, dia 5, no auditório do Comando da Força Aeronaval.

Na ocasião, cerca de 170 militares – da ativa, veteranos – e Servidores Civis assistiram a uma palestra sobre Saúde do Homem, ministrada pelo Capitão-Tenente (Md) Sávio Daflon, médico urologista da PNSPA.

Comando da Força Aeronaval realiza cerimônia alusiva ao Dia do Servidor Público

Foi realizada, no dia 5 de novembro, no hangar do 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1), cerimônia em homenagem aos Servidores Públicos Civis do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia.

O evento, presidido pelo Comandante da Força Aeronaval (ComForAerNav), contou com a presença de Comandantes das Organizações Militares do Complexo, de Oficiais, Praças, Servidores Civis da ativa, aposentados e familiares.

Ministro da Defesa sobrevoa litoral de Pernambuco em aeronave do Esquadrão HU-1

No dia 22 de outubro, o Ministro da Defesa e o Comandante de Operações Navais sobrevoaram o litoral sul de Pernambuco no “Águia 85”, aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1), com o objetivo de visualizar as áreas afetadas pelas manchas de óleo no Nordeste.
A Marinha do Brasil, o IBAMA e a ANP vêm realizando um trabalho incessante de monitoramento do litoral e limpeza das praias, além de conduzir investigação sobre causas e circunstâncias do evento.

Esquadrão HU-1 inicia qualificação dos primeiros pilotos do UH-17

Oito pilotos do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) deram início, no dia 24 de outubro, à qualificação para operar o modelo H-135 T3, designado “UH-17” na Marinha do Brasil. Desse grupo de militares, três também serão habilitados como instrutores de voo, capacitando-os a qualificar os demais pilotos do Esquadrão.
Os novos helicópteros de emprego geral são destinados à substituição do UH-13 Esquilo.

Militares do Esquadrão HU-1 partem para a 38ª Operação Antártica

No dia 25 de outubro, o Destacamento Aéreo Embarcado e as duas aeronaves UH-13 Esquilo que farão a 38ª Operação Antártica (OPERANTAR XXXVIII) se despediram da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, em cerimônia que contou com a presença do Comandante da Força Aeronaval e de familiares e amigos dos militares envolvidos na missão.

1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral participa de missão de apoio ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade

O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1), representado pela aeronave “Águia-84”, participou de missão de apoio ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), no período de 8 a 19 outubro. A aeronave, embarcada no Navio Doca Multipropósito “Bahia”, ficou responsável pelo transporte de material e pelo translado de militares e pesquisadores para a ilha.
Na fase de regresso do navio, foi realizada, ainda, uma ação de presença na região, conhecida por ser o extremo oriente do território brasileiro.

Comando da Força Aeronaval realiza cerimônia alusiva ao “Dia dos Veteranos”

O “Dia dos Veteranos” da Marinha foi comemorado no Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), no dia 14 de outubro, com uma cerimônia realizada no auditório. A data homenageia militares e servidores civis que, após dedicarem significativa parte da sua vida ao Serviço Naval, encontram-se na reserva remunerada, reformados ou aposentados.

1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução inicia estágio do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais

No dia 15 de outubro, cinco aeronaves IH-6B “Bell Jet Ranger III” decolaram de São Pedro da Aldeia-RJ, com destino à cidade de Natal-RN, marcando o início do estágio “JULIETT” do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO). Nele, os Oficiais-Alunos terão a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos obtidos, em especial aqueles relacionados à navegação aérea por contato visual e por instrumentos.