Aconteceu na Macega

Esquadrões de aeronaves do Comando da Força Aeronaval são condecorados com medalhas

Comando da Força Aeronaval realiza premiação da Gincana de Pintura

8º Encontro de Aeromodelismo comemora os 103 anos da Aviação Naval

Homenagem “in Memorian” ao Almirante de Esquadra (FN) Albuquerque é realizada no 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução


Homenagem “in Memorian” ao Almirante de Esquadra (FN) Albuquerque é realizada no 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução

Foi realizada no dia 11 de setembro uma cerimônia em homenagem “in Memorian” ao Almirante de Esquadra (FN) Carlos de Albuquerque, ex-Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e um dos pioneiros da instrução de voo em aeronaves de asa rotativa na Marinha do Brasil, falecido em 12 de abril desse ano. O evento aconteceu no hangar do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) e contou com a participação de familiares do homenageado.

Esquadrões de aeronaves do Comando da Força Aeronaval são condecorados com medalhas

Em 11 de setembro, o 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino foi condecorado com a medalha da Ordem do Mérito Naval. No mesmo dia, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral recebeu a Medalha Mérito Tamandaré. As imposições das medalhas foram realizadas em cerimônias nos hangares dos próprios esquadrões, sendo presididas pelo Comandante de Operações Navais.

Lançamento da edição especial da Revista “A Macega” acontece no Museu da Aviação Naval

Foi lançada, na noite do dia 28 de agosto, no Museu da Aviação Naval, localizado no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, a 61ª Edição da Revista “A Macega”. A solenidade contou com a participação do Comandante da Marinha, do Comandante de Operações Navais, do Comandante em Chefe da Esquadra, ex-Comandantes da Força Aeronaval e outras autoridades militares. Os patrocinadores da revista também prestigiaram o evento.

Comando da Força Aeronaval realiza premiação da Gincana de Pintura

No dia 24 de agosto, o Comando da Força Aeronaval promoveu a premiação da Gincana de Pintura realizada como parte das comemorações dos 103 anos da Aviação Naval. A solenidade foi organizada e conduzida pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução na Área Recreativa e Social Casa da Praia Clube. O tema retratado nos trabalhos foi: “Aviação Naval: Passado, Presente e Futuro”.

A gincana contou com a participação de 18 artistas da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, totalizando 20 obras produzidas que passarão a fazer parte do acervo da Aviação Naval.

8º Encontro de Aeromodelismo comemora os 103 anos da Aviação Naval

No dia 24 de agosto, foi realizado na área do Grêmio Aeronaval de Modelismo (GAM) o 8º Encontro de Aeromodelismo, evento organizado pelo 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, com apoio do Comando da Força Aeronaval. O encontro faz parte das comemorações alusivas aos 103 anos da Aviação Naval.
Na ocasião, foram realizadas apresentações de diferentes categorias de aeromodelos, dentre elas, 3D Heli, 3D Aero e Pouso de Precaução. A disputa contou com a participação de 40 competidores.

1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução conclui estágio de Pouso a Bordo em navios para os alunos do CAAVO

Nos dias 12 e 13 de agosto, vinte e quatro Oficiais Alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAvO), das turmas de 2016, 2017 e 2018, embarcaram na Fragata “Liberal” (F-43) para a realização de mais uma etapa do curso, o Estágio de Pouso a Bordo em navios.

Como parte do estágio Índia do curso, o pouso a bordo representa a familiarização dos Oficiais Alunos com a operação embarcada, sendo requisito específico para a formação dos futuros Aviadores Navais da Marinha do Brasil.

Comando da Força Aeronaval realiza corrida rústica

No dia 21 de agosto, o Comando da Força Aeronaval promoveu a XI Rústica Terrestre. A competição faz parte dos eventos comemorativos em homenagem aos 103 anos da Aviação Naval.
A corrida, que foi realizada num circuito de 5 quilômetros no interior do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, teve a participação de aproximadamente 180 atletas. Participaram militares da ativa, da reserva, dependentes e servidores civis.

Aula inaugural dos Cursos Especiais de Psicologia da Aviação e de Apoio à Aviação para Oficiais é realizada em São Pedro da Aldeia

No dia 20 de agosto, foi realizada a aula inaugural do Curso Especial de Psicologia de Aviação para Oficiais (C-Esp-PAVO) e do Curso Especial de Apoio à Aviação para Oficiais (C-Esp-ApAvO), no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN).
Na ocasião, o Comandante da Força Aeronaval, proferiu as palavras iniciais apresentando a Aviação Naval aos 10 alunos do C-Esp-ApAvO e 5 alunos do C-Esp-PAVO.

Comando da Força Aeronaval promove V Regata a Remo em Escaler

No dia 10 de agosto, o Comando da Força Aeronaval promoveu a V Regata a Remo em Escaler da Aviação Naval. O evento aconteceu na Praça Hermógenes Freire da Costa, em São Pedro da Aldeia.

A competição faz parte do “Circuito Poder Marítimo” que nessa edição prestou homenagem aos 103 anos da Aviação Naval. Ao todo, 479 atletas de diversas organizações militares participaram nas seguintes modalidades: Feminino, Aspirante, Sub 24, Programa Força nos Esportes (PROFESP), Misto, Veterano e Sênior.