Aconteceu na Macega

Início dos voos com NVG (Night Vision Goggles) do EsqdHS-1

Padaria da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) entra em atividade

CIAAN ministra aulas de Língua Inglesa para mecânicos no 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51)

Esquadrão VF-1 e Esquadrão HU-2 realizam exercício de Escolta de Helicóptero




Esquadrão VF-1 e Esquadrão HU-2 realizam exercício de Escolta de Helicóptero

Aeronaves AF-1 e  UH-15 iniciaram no final de abril os voos para a implementação de uma nova funcionalidade de uso conjugado dos meios aeronavais. Usando como área de operações o estande de tiro de Maxaranguape-RN, o helicóptero UH-15 realizou  voos de infiltração e ataque com escolta de aeronaves de AF-1 modernizadas.

CIAAN ministra aulas de Língua Inglesa para mecânicos no 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51)

No período de 22 de abril a 03 de maio, o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) ministrou o Estágio de Atualização em Língua Inglesa para Praças Aeronavegantes (EA-ANV) no 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul.
O EA-ANV foi elaborado no modelo de imersão e com ênfase em leitura e tradução de material técnico na Língua Inglesa. Durante o período, dois instrutores de Inglês Técnico do CIAAN ministraram aulas para 21 militares do Departamento de Manutenção de Aeronaves do EsqdHU-51.

Padaria da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) entra em atividade

A BAeNSPA produzirá pães franceses para cerca de 3,8 mil pessoas, entre militares e civis que trabalham no Complexo Aeronaval. Graças a um trabalho de equipe, a padaria passou por reforma, novos equipamentos estão sendo adquiridos e voluntários foram treinados.
A produção da padaria é reflexo do comprometimento de todas as OMs do Complexo Aeronaval, na busca incessante pelo bem-estar do nosso pessoal.

Início dos voos com NVG (Night Vision Goggles) do EsqdHS-1

No dia 30ABR2019, deu-se início à qualificação em voo com óculos de visão noturna de duas tripulações do EsqdHS-1. O curso está sendo ministrado por instrutores de NVG do 5º/8º GAV - ESQUADRÃO PANTERA da FAB, que antes de iniciarem a instrução, se qualificaram como PQM (Piloto Qualificado no Modelo) nas aeronaves SH-16. O treinamento continuará até 17MAI, quando os pilotos e operadores de sensores de aviação obterão a Qualificação Operacional em NVG.

AD ASTRA PER ASPERA – É Árduo o caminho para os Astros.

No ar, os homens do mar!

Capacidade ASW (Anti Submarine War) das aeronaves SH-16

No dia 05MAI2019, foi realizado um voo de adestramento ASW com duas aeronaves SH-16 visando a preparação para o embarque na comissão ADEREX/JOANA D'ARC.
O feito expressa o trabalho duro e o profissionalismo de homens e mulheres, no Brasil e no exterior, que se dedicaram, tanto na parte logística, quanto na prontificação das aeronaves para o voo. A capacidade ASW, de helicópteros da MB, continuará a ser um fator de força.

AD ASTRA PER ASPERA - É árduo o caminho para os astros.

No ar, os homens do mar!

Esquadrão HU-1 realiza primeiro apoio à Capitania Fluvial de Minas Gerais

    No período de 18 a 21 de abril, a aeronave modelo UH-12 N-7087, pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), apoiou, pela primeira vez, a Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG), em ações de inspeção naval e de ordenamento do espaço aquaviário, na área das cidades de Capitólio, Escarpas do Lago e Furnas, conhecida como “Mar de Minas”.
    A missão constituiu em orientar os amadores e embarcações, nos aspectos atinentes à segurança da navegação, a fim de se reduzir, ao máximo, os acidentes e incidentes naquelas áreas.

2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza Evacuação Aeromédica em Cabo Frio-RJ

No dia 17 de abril, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) realizou uma Evacuação Aeromédica, em Cabo Frio-RJ, com o emprego de uma  aeronave modelo UH-15A (Pégasus N-7201). O enfermo, que se encontrava com fortes dores abdominais, estava embarcado no navio "SKS MERSEY", a cerca de 40 milhas náuticas (aproximadamente 74 Km) do município de Cabo Frio.

Escola Almirante Carneiro Ribeiro comemora seu 23° aniversário.

No último dia 12 de abril, a Escola Almirante Carneiro Ribeiro (EACR) comemorou seu 23° aniversário, em cerimônia realizada no ginásio coberto da própria escola. O evento contou com a presença do Comandante da Força Aeronaval, Exmo. Sr. Contra-Almirante ANDRÉ NOVIS MONTENEGRO. Ainda estiveram presentes o Diretor Regional do Abrigo do Marinheiro em São Pedro da Aldeia, Capitão de Mar e Guerra RENATO GOMES FERREIRA e a Diretora das Voluntárias Cisne Branco – Seccional São Pedro da Aldeia, Sra. PATRÍCIA DE SOUZA MONTENEGRO.

Comando da Força Aeronaval presta homenagem aos Almirantes Aviadores Navais que foram para a reserva

No dia 16 de abril, o Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) prestou uma homenagem aos Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo e Contra-Almirante Denilson Medeiros Nôga, Aviadores Navais que foram transferidos para a reserva remunerada.