Nota Informativa (somente texto) :
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares – Pecim, criado pelo Decreto 10.004, de 2019, é desenvolvido pelo Ministério da Educação, com apoio do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, prossegue com a adesão de novas escolas públicas em 2022, localizadas em diversos municípios do país.
Os militares inativos das Forças Armadas, de quaisquer Corpos, Quadros, Armas, Serviços e Especialidades, interessados em atuar como prestadores de tarefa por tempo certo no Pecim, poderão se manifestar por meio do preenchimento da Ficha de Voluntariado, anexo à Portaria GM-MD no 469, de 28 de janeiro de 2021.
Atualmente, as inscrições estão abertas para Oficiais (Superior, Intermediário e Subalterno) e Praças (Suboficial e Sargento) para a formação de “Cadastro de Voluntários” para o Pecim a fim de atender Escolas nos municípios de CAMPO GRANDE/MS, CORUMBÁ/MS, CÁCERES/MT, CUIABÁ/MT e RONDONÓPOLIS/MT.
E o que fazer para se voluntariar?
a) Inicialmente, é necessário consultar a Portaria GM-MD no 469/2021, que contém informações acerca do programa e do processo de contratação de militares inativos, que está disponível no seguinte endereço: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm-md-n-469-de-28-de-janeiro-de-2021-*-302031786
b) Em seguida, preencher a Ficha de Voluntariado, anexar os documentos necessários e encaminhá-los por meio eletrônico para o e-mail de apoio ao Pecim da respectiva Força Armada, com cópia para a caixa postal <pecim@defesa.gov.br>, sem utilizar o formato compactado (zip, rar, 7zip).
c) É importante destacar que deverão ser anexados à Ficha de Voluntariado os documentos comprobatórios das informações nela prestadas. A Ficha e os documentos deverão ser digitalizados no formato PDF, com tamanho máximo de 12 Mb, e sempre que possível, em arquivo único.
d) Há ainda a possibilidade de realizar a inscrição para o voluntário através de acesso à página na internet, através do endereço: http://bit.do/pecim-fv
Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (67) 3234-1063 ou Pela página da internet https://www.marinha.mil.br/com6dn/pecim