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Posto Local de Identificação da Marinha

POSTO LOCAL DE IDENTIFICAÇÃO DA MARINHA (PLIM)

 

Procedimento para realizar o pagamento por serviços prestados pelo PLIM2ºDN

 

O Serviço de Identificação da Marinha, cumprindo determinação da Secretaria do Tesouro Nacional, de acordo com a Instrução Normativa STN nº. 03 de 12 de Fevereiro de 2004, passará a efetuar, somente em casos excepcionais, o recolhimento em seu caixa, dos valores atinentes aos Serviços Prestados, devendo as arrecadações ser pagas diretamente em qualquer agência do Banco do Brasil por intermédio da Guia de Recolhimento da União (GRU).

É obrigatório o preenchimento dos campos NOME e CPF do identificado na GRU. Caso o identificado seja dependente de militar ou funcionário civil da Marinha, e este for menor de 18 anos ou NÃO possua CPF, poderá ser utilizado o CPF do titular.

 

Pagamento Via PIX

 

Visando facilitar a indenização dos serviços prestados pelo SIM, foi disponibilizado no site https://iddigital.sim.mar.mil.br/pagpix/ um formulário para pagamento por meio de PIX. Nessa página, o usuário pode selecionar o serviço que deseja indenizar, informar o nome completo e o número de CPF. O valor é preenchido automaticamente de acordo com o serviço selecionado. Após preencher o formulário e clicar em “Conectar ao PagTesouro”, os dados da solicitação do pagamento são exibidos na tela. Caso estejam corretos, basta selecionar a forma de pagamento “PIX” e clicar no botão “Pagar”. É possível realizar o pagamento apontando a câmera do celular para o QR Code através do APP da sua instituição de pagamento ou copiando o código gerado.

 

Observação: Não é necessário imprimir o comprovante de pagamento via PIX. A confirmação do pagamento será verificada pelo identificador durante o atendimento. O pagamento do PIX deve ser efetuado no CPF da pessoa a ser identificada.

 

Tabela de Preços 

 

Motivo da Identificação Valor da indenização
Primeira via e atualização R$ 35,00
Mudança de fisionomia e mau estado conservação R$ 52,00
Extravio justificado (Roubo com Boletim de Ocorrência) R$ 35,00
Extravio não justificado R$ 52,00

 

Documentos necessários para identificação e modelos de autorização

 

Documentos necessários para identificação

Ficha de Autorização para Identificação de Dependentes

Ficha de Autorização para desconto em Bilhete de pagamento

 

Horário de Funcionamento

 

Segunda à quinta-feira - 08:00 às 11:30 - 13:00 às 15:30 - Atendimento ao público

Sexta-feira -  Expediente interno e entrega de identidades

 

Trajes para identificação

 

  • Militares da ativa: Uniforme 5.5 ou 5.3
  • Militares inativos: Uniforme 5.5 ou Traje Social.
  • Marítimos oficiais e graduados: Uniforme 5.5, 5.3 (ou correspondentes) e demais trajes sociais
  • Dependentes: Traje social (vedado uso de vestido ou blusa com alça fina)

 

Entrega de identidades

 

  • Caso a identidade não conste na relação em anexo após 45 dias, favor ligar para o número (71) 3507-3741 ou (71) 3541-3868.
  • Horários para retirada de identidade: Segunda a Sexta-feira de 08:00 às 11:30 e 13:00 às 15:30.

Relação de identidades prontas (Atualizada em 20/05/2025) 

 

CERTIFICAÇÃO DIGITAL ICP-BRASIL

 

A Portaria Normativa nº 17/MD, de 13 de abril de 2018, estabeleceu as normas de funcionamento da Autoridade Certificadora de Defesa – AC Defesa. Nessa estrutura o Serviço de Identificação da Marinha (SIM) atua como um Agente de Registro Remoto (ARR). Atualmente, o SIM faz a emissão dos Certificados Digitais do tipo A1 e A3 Pessoa Física (e-CPF) e A1 e A3 Pessoa Jurídica (e-CNPJ).


Certificação Digital e-CPF

Os Certificados Digitais de assinatura e autenticação do tipo A1 e A3 Pessoa Física (e-CPF) poderão ser emitidos para os Militares e Servidores Civis pertencentes ao Ministério da Defesa, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro ou Força Aérea Brasileira, que necessitem de certificados para autenticação nos sistemas da Administração Pública Federal (APF).


Documentação necessária para a emissão do certificado digital e-CPF para o pessoal da MB:

  • Identidade;

  • Comprovante de residência (com, no máximo, 3 meses de emissão); e

  • Cópia da Portaria ou Ordem de Serviço da Função.

OBS: todos os documentos solicitados deverão ser apresentados em meio físico ou digital e dentro da validade.


Certificação Digital  e-CNPJ

Em relação à solicitação de emissão da Certificação Digital Pessoa Jurídica (e-CNPJ), a mesma deverá ser feita pelo representante legal de instituição pertencente ao Ministério da Defesa, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro ou Força Aérea Brasileira.

 

Horário de Funcionamento AC Defesa PLIM-COM2ºDN

 

Segunda à quinta-feira - 08:00 às 11:30 - 13:10 às 15:30


Documentação necessária para emissão do certificado digital e-CNPJ:

  • Identidade original;

  • Comprovante de residência (com, no máximo, 3 meses de emissão);

  • Cópia da Página do Diário Oficial da União que publicou a criação do respectivo Órgão;

  • Cópia da página do Diário Oficial da União com a nomeação do Comandante, Diretor ou Chefe do Órgão;

  • Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral do CNPJ, impresso do site da Receita Federal do Brasil, na data da validação presencial; e

  • Declaração do Comandante, Diretor ou Chefe do Órgão outorgando a um representante, pessoa física, a responsabilidade pelo uso do certificado digital.

OBS: todos os documentos solicitados deverão ser apresentados em meio físico ou digital e dentro da validade.

 

Instalação do Token no computador

Será necessário instalar o software do fabricante do token que abriga o certificado digital. Somente desta maneira, o sistema operacional da máquina do usuário reconhecerá a mídia e, consequentemente, o certificado digital.


Procedimentos para instalação do Certificado Digital A1

Manual de Instalação do Certificado A1

 

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