Posto Local de Identificação da Marinha

INFORMAÇÕES GERAIS

Por ocasião da identificação, os maiores de 60 anos poderão solicitar que seus cartões de identidade contenham uma tarja com a frase "MAIOR DE 60 ANOS".

Tal Informação se destina a facilitar a identificação dessas pessoas para efeito de ingresso gratuito em coletivos, atendimento em filas de estabelecimentos bancários, etc.

ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR

O direito à AMH e a respectiva data-limite da validade são registrados no cartão de identidade da Marinha do Brasil. A Diretoria do Pessoal Militar da Marinha (DPMM) só emite o Cartão para Assistência Médico-Hospitalar (CHASM) para os dependentes de militares, situados na faixa etária de 0 a 8 anos, e para os que não apresentam condições para se identificarem no Serviço de Identificação da Marinha (SIM), como os inválidos e os interditos.

Os dependentes de ambos os sexos terão direito à AMH até completarem 21 anos; o direito poderá ser restabelecido até os 24 anos, caso permaneçam como dependentes do militar (estudantes sem remuneração). As filhas, enteadas, irmãs, cunhadas e sobrinhas maiores de 24 anos, solteiras e sem remuneração, e os dependentes que estejam sob a guarda e responsabilidade do militar terão seus direitos suspensos de dois em dois anos, para efeito de controle administrativo, exceto os inválidos.

O restabelecimento da dependência deverá ser solicitado por intermédio de Declaração de Dependente, endereçada à Organização Militar do Titular (se militar na ativa) ou ao Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha (SIPM-para militares da reserva ou reformados).

AUTENTICIDADE DO CARTÃO

O cartão de identidade não deve ser plastificado, pois o processo de plastificação poderá comprometer sua autenticidade, além de possibilitar que o mesmo seja confundido com cópia "scaneada" ou fotocópia.

DESTRUIÇÃO DOS CARTÕES DE IDENTIDADE

Caso o cartão não seja retirado no prazo de 60 dias, após sua prontificação, o documento será destruído, assim como os demais cartões recolhidos ou devolvidos ao SIM.

Documentos e Indenizações - PLIM

O Serviço de Identificação da Marinha, cumprindo determinação da Secretaria do Tesouro Nacional, de acordo com a Instrução Normativa STN nº. 03 de 12 de Fevereiro de 2004, passará a efetuar, somente em casos excepcionais, o recolhimento em seu caixa, dos valores atinentes aos Serviços Prestados, devendo as arrecadações serem pagas diretamente em qualquer agência do Banco do Brasil por intermédio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que poderá ser obtida conforme dos seguintes procedimentos:

Obs.: É obrigatório o preenchimento dos campos NOME e CPF do identificado na GRU. Caso o identificado seja dependente de militar ou funcionário civil da Marinha, seja menor de 18 anos ou NÃO possua CPF, este poderá utilizar o CPF do titular. A GRU deverá ser paga preferencialmente no mês em que for identificar-se.

Verifique a tabela de preços de acordo com o motivo da sua identificação para o preenchimento correto do formulário - Tabela de Serviços prestados pelo PLIM2ºDN

Tabela de Preço

Motivo da IdentificaçãoValor a indenizar
Primeira via e atualizaçãoR$ 35,00
Mudança de fisionomia e mau estado conservaçãoR$ 52,00
Extravio justificado (Roubo com B.O. - Boletim de Ocorrência)R$ 35,00
Extravio não justificadoR$ 52,00

Preencha sua GRU clicando Aqui

Pagamento via PIX

Visando facilitar a indenização dos serviços prestados pelo SIM, foi disponibilizado no site https://iddigital.sim.mar.mil.br/pagpix/ um formulário para pagamento por meio de PIX. Nessa página, o usuário pode selecionar o serviço que deseja indenizar, informar o nome completo e o número de CPF. O valor é preenchido automaticamente de acordo com o serviço selecionado. Após preencher o formulário e clicar em “Conectar ao PagTesouro”, os dados da solicitação do pagamento são exibidos na tela. Caso estejam corretos, basta selecionar a forma de pagamento “PIX” e clicar no botão “Pagar”. É possível realizar o pagamento apontando a câmera do celular para o QR Code através do APP da sua instituição de pagamento ou copiando o código gerado.

Observação: Não é necessário imprimir o comprovante de pagamento via PIX. A confirmação do pagamento será verificada pelo identificador durante o atendimento. O pagamento do PIX deve ser efetuado no CPF da pessoa a ser identificada.

Horário de Funcionamento

Segunda à quinta-feira
08:00 às 11:30 - 13:10 às 15:30 - Atendimento ao público

Sexta-feira -  Expediente interno e entrega de identidades

Trajes para identificação:

  • Militares da ativa: Uniforme 5.5 ou 5.3
  • Militares inativos: Uniforme 5.5 ou Traje Social.
  • Marítimos oficiais e graduados: Uniforme 5.5, 5.3 (ou correspondentes) e demais trajes sociais
  • Dependentes: Traje social (vedado uso de vestido ou blusa com alça fina)

Entrega de Identidade

Observações:
  • Caso a identidade não conste na relação em anexo após 35 dias, favor ligar para o número 3507-3741.
  • Horários para retirada de identidade: Segunda a Sexta-feira de 08:00 às 11:50 e 13:15 às 16:00
  • Relação de Identidade para Entrega