Porto de Aratu passa por descontaminação em mais uma ação do Comando Conjunto Bahia

No dia 12 de janeiro, as instalações do Porto de Aratu passaram por uma descontaminação, em mais uma ação realizada pelos militares do Comando Conjunto Bahia. O Porto de Aratu é administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), autoridade portuária responsável pela administração e exploração dos portos baianos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus.

Participaram da ação um efetivo total de 16 militares, que foram qualificados no Estágio Básico de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) em março de 2020. Foi a segunda vez, desde o início da pandemia, que o Comando Conjunto Bahia realizou a descontaminação de portos da CODEBA. A ação contemplou uma área total de 3.209m², que foi higienizada com quaternário de amônia, uma substância de alta eficiência desinfetante, que não prejudica a saúde humana e preserva as superfícies onde é aplicada, garantindo uma proteção de até 60 dias contra agentes contaminantes.

De grande importância para a atividade econômica do estado da Bahia, o Porto de Aratu dá suporte à importação e exportação de produtos em sua estrutura composta por quatro (4) terminais.

A iniciativa do Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, visa apoiar as ações de saúde e segurança em toda a Bahia, na mitigação dos efeitos da Covid-19.