Pular para o conteúdo principal

Palavras VAlte Viveiros Dia dos Inativos da Marinha 2016

Ao ingressarmos na Marinha do Brasil não temos a dimensão de quão fortes serão os vínculos criados a partir das nossas relações de trabalho, tanto com a instituição como com as pessoas que conosco servirão ao longo da jornada. Até o momento de deixarmos o Serviço Ativo da Marinha, embarcamos, com outros militares e servidores civis, em tantos e tão variados projetos, manobras e atividades, que nem percebemos o tempo passar. Sei que, durante a travessia das nossas carreiras, não faltaram os grandes obstáculos e que, no percurso, todos nós, de alguma forma, tivemos que transpor mares revoltos. Até que chega o momento de cada um seguir a sua própria viagem, com a certeza do dever cumprido e levando na bagagem as experiências vividas no caminho, que são indeléveis.

A Marinha celebra o Dia dos Inativos, em 10 de outubro, como demonstração do reconhecimento da instituição à valiosa contribuição do pessoal que lutou no passado para a viabilização da Marinha do presente. Assim, saúda aqueles militares e servidores civis que devotaram seus esforços e parte significativa de suas vidas em prol da condução das inúmeras responsabilidades atribuídas à Força e que, após o encerramento de uma etapa expressiva em suas vidas na ativa, continuam a manter o elo indissolúvel com a MB, agora na inatividade.

Ao deixar o serviço ativo, o militar ou servidor civil apenas se desvincula de suas obrigações diárias, mas não se afasta dos amigos e muito menos da profissão que abraçou. Assim, transmito o nosso agradecimento àqueles que, mesmo estando de fora do cotidiano das organizações militares, continuam sempre presentes, prontos a apoiar a nossa Marinha e a dividirem conosco os méritos das conquistas diárias, como valorosos integrantes da Família Naval. Hoje, em especial, também gostaria de parabenizar os que recebem o Distintivo de Inativo, que distingue os que dedicaram tantos das suas vidas ao serviço da Marinha e ao Brasil.

Gostaria de ressaltar que, na área de jurisdição do 2º Distrito Naval, para atender às demandas administrativas do nosso pessoal inativo, a Marinha mantém em permanente prontidão postos do Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha (SIPM), tanto em Salvador quanto nas OM fora de sede, que têm como lema a frase: “Servir com qualidade a quem serviu à Marinha do Brasil com dedicação”. Nesse sentido, atualmente dispomos de três Organizações Militares de Apoio e Contato (OMAC) do SIPM, localizadas em Salvador/BA, Aracaju/SE e Pirapora/MG, e quatro Organizações Recadastradoras (OREC) do SIPM, nos municípios baianos de Porto Seguro, Juazeiro, Bom Jesus da Lapa e Ilhéus, uma estrutura toda voltada à tarefa de facilitar o contato e prestar apoio direto aos inativos e pensionistas na área distrital.

A Força volta ainda o seu olhar para os inativos por meio da Assistência Social. Assim, sob supervisão técnica da Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM), o Núcleo de Assistência Social do Comando do 2º Distrito Naval (NAS/Com2ºDN) desenvolve ao longo do ano diversos projetos que têm os militares e servidores civis inativos, bem como seus dependentes, dentre o público-alvo. Gostaria aqui de citar alguns:

- Dentro do “Programa Qualidade de vida no trabalho e na família”, da DASM, voltado ao bem estar social e psicológico do nosso pessoal, são desenvolvidas uma série de ações sócio educativas, por meio dos projetos “Drogas. E eu com isso?” e “Reserva consciente”.

- Como parte do “Programa de Apoio socioeconômico”, voltado à melhoria das condições de vida dos militares e servidores civis, ativos e inativos, seus dependentes e pensionistas, em situação de vulnerabilidade social, o NAS/Com2ºDN desenvolve os projetos “Saber do mundo” e “Sempre ativos”.

- Já o projeto “Conquistando espaços”, inserido no “Programa de atendimento especial”, propicia a conquista da autonomia e da capacidade física, mental e social, bem como da inclusão social de dependentes de militares e servidores civis com deficiências.

- O projeto “Vida saudável”, inserido no “Programa Maturidade saudável”, é voltado ao público com idade igual ou superior a 60 anos. Nesse aspecto, registro que, para esse público, o 2º Distrito Naval mantém, desde dezembro de 2009, uma sala de convívio no Hospital Naval de Salvador (HNSa), o Centro de Convivência para Idosos (CCI). Fruto dos trabalhos de atuação em apoio ao idoso da Diretoria Seccional do Departamento Voluntárias Cisne Branco de Salvador, no CCI existe uma programação anual de atividade organizada pelas Voluntárias, com assessoria do NAS e o apoio do Serviço Social do HNSa.

Aqui no evento, montamos pequenos estandes de alguns dos setores que citei anteriormente, como o NAS e o SIPM, de forma que os presentes possam buscar informações mais detalhadas dos programas e projetos.

Ainda nessa linha, destaco que, a fim de dar conhecimento ao nosso pessoal, especialmente aos inativos, das atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil, o 2ºDN disponibiliza informações atualizadas e de interesse da Família Naval sobre os aspectos mais relevantes da atuação da Força, tanto na área distrital quanto em nível nacional, nos setores operativo, administrativo, de saúde e de pessoal. Por essa razão, gostaria de recomendar aos que tenham interesse a leitura das páginas da Marinha e do 2° DN na internet, o acompanhamento das atuação da Força nas redes sociais e, especialmente, uma atenção especial ao nosso informativo mensal “O Farol”, que é encaminhado por mala direta para os endereços eletrônicos dos militares cadastrados, bem como disponibilizado na página do Distrito na internet, que também registra as atividades e os projetos desenvolvidos pelo NAS/Com2ºDN para a Família Naval.

Assim, com enorme alegria, dirijo-me aos oficiais, praças e servidores civis inativos da área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, nesta data em que saudamos o Dia dos Inativos da Marinha, finalizando com uma justa homenagem a todos vocês que, com grande profissionalismo e espírito de dever, dedicaram parte de suas vidas e realizações à nossa Força e ao nosso Brasil, e que hoje continuam a nos honrar com suas presenças, motivação e ideias.

 

Compartilhe: