Pular para o conteúdo principal

Organizações Militares do 2º Distrito Naval participam de comemorações do 7 de Setembro em oito cidades.

A Marinha do Brasil, por meio das Organizações Militares subordinadas ao Comando do 2º Distrito Naval, participou ativamente das comemorações dos 194 anos da Independência do Brasil, com representações nos desfiles cívico-militares em Salvador, Juazeiro, Ilhéus, Porto Seguro e Bom Jesus da Lapa/BA; Aracaju/SE; Pirapora/MG e Petrolina/PE.

 

Salvador

Em Salvador, o Desfile Cívico-Militar da Independência foi coordenado pela Marinha do Brasil e presidido pelo Governador da Bahia, Rui Costa, que foi recepcionado na praça do Campo Grande, local de partida do desfile, pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, autoridade militar de maior precedência na Bahia. Aproximadamente, 5.200 pessoas, sendo 3.400 militares e 1.800 civis, desfilaram em Salvador, entre a Avenida 7 de Setembro e a Praça Casto Alves.

A representação da Marinha do Brasil participou com 384 militares, divididos em um pelotão feminino; um pelotão de Polícia; uma companhia da Base Naval de Aratu; uma companhia do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa); a Banda de Música do GptFNSa e membros da Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais.

Na parte motorizada do desfile, a MB apresentou ao público viaturas operativas de Fuzileiros Navais e embarcações da Capitania dos Portos da Bahia e do Serviço de Sinalização Náutica do Leste, além de uma viatura com equipamentos industriais da Base Naval de Aratu.

Antes do início do Desfile, o Vice-Almirante Viveiros destacou a importância da data para as Forças Armadas e o significado de comemorar na Bahia os 194 anos da Independência do Brasil. “É um dia especial para afirmamos nosso patriotismo, que nos motiva a assegurar a soberania do Brasil a cada dia. A Bahia tem um papel fundamental na história do Brasil, sobretudo por sua contribuição na consolidação da nossa independência”, considerou.

O desfile do 7 de Setembro atraiu multidões ao centro da cidade. Empunhando uma bandeira do Brasil, o comerciário Gilmar Dias aproveitou o dia de folga para acompanhar a passagem das tropas. “Acho muito bonito. É uma oportunidade de ver de perto as pessoas que servem ao nosso pais e estão aí para nos defender”, afirmou.

 

Aracaju

Na cidade de Aracaju, a Capitania dos Portos de Sergipe desfilou com uma representação de 48 militares, três viaturas e três embarcações operativas. Também desfilaram junto ao efetivo da CPSE 50 crianças, participantes do Programa Forças no Esporte na Organização Militar.

 

Pirapora

Em Pirapora/MG, 40 militares da Capitania Fluvial do São Francisco desfilaram a pé pela Avenida Salmeron, no centro da cidade.

 

Ilhéus

A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus participou do desfile do 7 de Setembro com 20 militares, uma embarcação de Inspeção Naval e duas viaturas.

 

Porto Seguro

No desfile Cívico-Militar realizado em Porto Seguro, a MB foi representada por duas viaturas e duas embarcações de Inspeção Naval, conduzidas por três militares da DelPSeguro.

 

Bom Jesus da Lapa

Em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, a Marinha do Brasil foi representada por um destacamento de 18 militares, além de cinco viaturas e três embarcações da Agência Fluvial.

 

Juazeiro e Petrolina

A Agência Fluvial de Juazeiro (AgJuazeiro) representou a Marinha do Brasil nos desfiles cívico-militares dos municípios de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, às margens do Rio São Francisco. Além de um destacamento de 13 militares, a AgJuazeiro desfilou com três viaturas e uma lancha empregada na fiscalização do tráfego aquaviário e em missões de busca e salvamento.

Compartilhe: