No dia 13 de dezembro, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizou a cerimônia militar alusiva ao Dia do Marinheiro, em homenagem ao aniversário de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil (MB).
A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional, seguida da leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e da mensagem do Presidente da República, reverenciando os Marinheiros e enaltecendo o Almirante Tamandaré, que participou ativamente da formação do Brasil, destacando-se por seus feitos notáveis. Durante o evento, foi hasteado o pavilhão do patrono da Marinha, acompanhado por salva de 19 tiros de canhão, seguido da condecoração de 22 instituições e personalidades, civis e militares, com a Medalha “Mérito Tamandaré”. A comenda é concedida aos que tenham prestado relevantes serviços, no sentido de divulgar ou fortalecer as tradições navais e realçar seus vultos históricos.
Dentre as autoridades presentes, estavam o prefeito de Salvador, Bruno Soares Reis, o Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, o ex comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Arnon Lima Barbosa, e o Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel (PM) Paulo José Reis de Azevedo Coutinho.
Na ocasião, o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior, falou sobre o apoio prestado aos municípios baianos afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias: “a partir das primeiras notícias, a Marinha rapidamente deslocou dois helicópteros para o local, um de grande porte e outro menor, e já no sábado iniciamos a ajuda ao sul da Bahia”, afirmou.
