Pular para o conteúdo principal

10/09/2025 - Com2ºDN recebe o NHo “Amorim do Valle” que será convertido em Navio Caça-Minas

  • Publicado em 12/09/2025 - 09:21
  • Atualizado em 12/09/2025 - 09:25
Compartilhe:

 

O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) recebeu, no dia 8 de setembro, o Navio Hidroceanográfico “Amorim do Valle”, que inicia em Salvador sua conversão para Navio Caça-Minas. A alteração na configuração do meio representa um importante marco para a Marinha do Brasil, ampliando sua capacidade de Patrulha-Naval e de Operações de Contramedidas de Minagem.

 

O Navio será docado na Base Naval de Aratu para alteração do seu esquema de pintura, quando passará a ter o costado na cor cinza e receberá sua nova designação. Na chegada à capital baiana, o navio também recebeu novos tripulantes, que atuarão diretamente nas fases de conversão e adaptação operacional, contribuindo para a transição segura e eficiente do meio para sua nova função como Navio Caça-Minas. 

 

A recepção na Baía de Todos-os-Santos foi realizada pelo Navio-Varredor “Atalaia”. Na ocasião, o Comandante da Força de Minagem e Varredura, Capitão de Fragata Rodrigo Bouças, destacou a versatilidade do novo meio: “É um navio extremamente versátil, que traz consigo diversas capacidades para a Força Naval. Nesse novo conceito de emprego, destaco o embarque de veículos não tripulados para aplicação na Guerra de Minas”, afirmou.

 

Segundo o Comandante do navio, Capitão de Corveta Rafael Silva, a primeira fase da conversão está prevista para ser concluída em dezembro de 2025, quando será transferido de subordinação para o Comando do 2° Distrito Naval. “Em 2026, será conduzida a segunda fase de conversão do meio, com a instalação de armamentos — um canhão e duas metralhadoras — que conferirão ainda mais versatilidade ao navio”, explicou.

 

O meio continuará ostentando o nome do Almirante de Esquadra Edmundo Jordão Amorim do Valle, uma justa homenagem ao militar que muito dedicou ao Brasil e à MB, tendo exercido o cargo de Comandante do 2º Distrito Naval, nova sede do Navio, entre os anos de 1951 e 1953.

 

Compartilhe: