Navio-Veleiro “Cisne Branco” visita Salvador

No período de 14 a 17 de fevereiro, a capital baiana recebeu o Navio-Veleiro (NV) “Cisne Branco”, que esteve aberto à visitação pública no Porto de Salvador. A estadia fez parte da comissão “Europa-Magalhães 2020”, que marca presença em portos nacionais e internacionais, com o objetivo de desenvolver a mentalidade marítima brasileira, bem como estreitar históricos laços de amizade entre os países visitados. O roteiro cumprirá mais de 29 mil quilômetros, em 127 dias de mar, visitando 18 portos em nove países, com passagens pela América do Sul, África e Europa.

Ao pôr do sol do dia 14 de fevereiro, o NV “Cisne Branco” recebeu convidados para uma visita guiada e um cerimonial à Bandeira narrado, mantendo uma tradição que se repete diariamente em todas as organizações militares da Marinha, no horário das oito da manhã, quando a Bandeira Nacional é hasteada, e ao pôr-do-sol, quando é arriada.

Durante a cerimônia, que foi prestigiada por parlamentares e autoridades baianas, o Deputado Federal Ronaldo Carletto recebeu a medalha Amigo da Marinha das mãos do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes. Na ocasião, foi premiado Matheus Francisco Luquini de Souza, vencedor, em nível nacional, na categoria Ensino Médio, da edição 2019 da Operação Cisne Branco. Atual aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Salvador, o estudante é natural de Salvador e tem 15 anos.