Núcleo de Assistência Social - NAS


Propósito

 

O Núcleo de Assistência Social do Comando do 2º Distrito Naval (NAS/Com2ºDN) tem por finalidade prestar assistência integrada, em nível primário, nas áreas de conhecimento de serviço social, direito e psicologia, à família naval.


Público alvo

 

Militares e servidores civis, da ativa, inativos e pensionistas da área de jurisdição do 2º Distrito Naval, bem como a seus dependentes instituídos.


Campo de atuação

 

Serviço social

 

É uma atividade técnica, que atua na realidade social dos usuários, por meio de atendimento de demandas, elaboração de pesquisas e construção de propostas. É uma área de conhecimento inserida na divisão sóciotécnica do trabalho, de caráter crítico e interventivo, que emprega instrumental científico interdisciplinar das ciências humanas e sociais, para análise e intervenção nas diversas manifestações da "questão social".

Seus principais propósitos são: intervir nas relações sociais, por meio de ações de cunho sócioeducativas e de prestação de serviços; e capacitar o usuário para lidar com as suas necessidades. Para tanto, emprega recursos institucionais específicos, buscando garantir acesso a bens e serviços, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade de vida.

 

Psicologia

 

Atendimento individual e coletivo de orientação, aconselhamento psicológico e encaminhamento, se necessário, ao Sistema de Saúde da Marinha ou a recurso específico da comunidade, conforme a situação funcional dos usuários, nos casos que extrapolem as possibilidades do NAS.

 

É uma atividade técnica que tem como estratégia prioritária o atendimento em prol da prevenção e da qualidade de vida, com o emprego de técnicas individuais ou coletivas, visando evitar ou minimizar o surgimento de conflitos emocionais.

 

O psicólogo do NAS não possui atribuição de ser perito ou avaliador para casos de inspeção de saúde, seleção psicológica ou exame de sanidade mental.

 

Direito

 

Assistência jurídica, ou seja, orientação, de caráter particular, para esclarecimento de direitos e deveres do cidadão. Os casos que requeiram postulação em Juízo são encaminhados a recursos específicos da comunidade.

 



 

Links de navegação