Militares do participam de ação pelo Dia Mundial da Limpeza na Bahia

Na manhã do dia 18 de setembro, cerca de 150 militares do 2º Distrito Naval participaram de uma ação social de limpeza no rio São Francisco e em praias da Bahia, com apoio de voluntários e diversos parceiros. O evento comemorou o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), programa global destinado a combater o problema de resíduos sólidos, incluindo os detritos marinhos, e que visa a contribuir para as ações de conscientização ambiental previstas no Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.
Na capital baiana, os militares atuaram em pontos de coleta nas praias de São Tomé de Paripe, Itapuã e no Porto da Barra, tendo como parceiros a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Inovação (SECIS) e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Em paralelo, houve ainda uma ação de limpeza de praias e coleta de lixo, realizada em conjunto com a Enseada Indústria Naval, na localidade de São Roque do Paraguaçu, em Maragojipe.
Na praia de São Tomé de Paripe, a ação contou ainda com a participação da Organização Não Governamental (ONG) REDEMAR Brasil. Em Itapuã, sete equipes atuaram na limpeza da areia da praia. Na Barra, os militares atuaram em duas frentes, uma aquática e outra terrestre. Na primeira, o grupo de mergulhadores voluntários do grupo Pesca Sub Lixo Zero somou esforços ao trabalho dos mergulhadores militares. Duas embarcações da Marinha do Brasil foram empregadas para garantia da segurança dos mergulhadores durante o evento. Já no recolhimento de resíduos na areia, os militares receberam o reforço das crianças do Grupo de Escoteiros do Mar João das Botas, que ajudaram na distribuição de cerca de mil sacolas de plástico biodegradável para banhistas e pedestres, como forma de conscientizar e chamar a atenção sobre a importância do descarte responsável dos resíduos.
Em Ilhéus/BA, um mutirão de limpeza foi realizado na Praia da Avenida, com reforço da Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPA), da Prefeitura Municipal, do Grupo Amigos da Praia, da SOAMAR e do Lions Clube.
Os militares efetuaram a limpeza das margens do rio Buranhém, das praias de Itagimirim, Taperapuá e Ponta Grande, em Porto Seguro/BA, com apoio da Força Aérea Brasileira, do Corpo de Bombeiros e do Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro.
A Orla I foi palco da ação em Juazeiro/BA, que teve a participação de alunos do Centro Territorial de Formação Profissional do Sertão do São Francisco e da empresa Vale Norte, responsável pela coleta do lixo urbano da cidade.
Em Bom Jesus da Lapa/BA, os militares realizaram a limpeza da Praia da Coroa e na Comunidade Quilombola da Barrinha, atuando com uma equipe no rio São Francisco e outra em terra. A Marinha foi apoiada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo 20º Grupamento de Bombeiros Militar do Estado da Bahia e por pescadores da Ilha da Canabrava e da Barrinha.
No total, foram arrecadadas aproximadamente 5,5 toneladas de lixo retirado do mar e do rio São Francisco no Estado. As ações sociais de limpeza seguiram os protocolos de segurança definidos pelas autoridades sanitárias.
Os eventos alusivos ao Dia Mundial da Limpeza são considerados o marco inaugural das comemorações da Marinha do Brasil, na Bahia, pelos 200 anos da Independência do Brasil, que inclui uma extensa programação até o ano de 2023.