Militares do Comando Conjunto Bahia atuam em descontaminação do Porto de Salvador

No dia 07 de janeiro, militares do Comando Conjunto Bahia realizaram a descontaminação de áreas do Porto de Salvador, administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), autoridade portuária responsável pela administração e exploração dos portos baianos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. Participou da ação o efetivo total de 28 militares, que foram qualificados no Estágio Básico de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), realizado em março de 2020.

A ação contemplou a entrada da sede da CODEBA, sala de recepção, posto médico, alojamentos, banheiros e três portarias, somando uma área total de 1.500m². A higienização foi realizada com quaternário de amônia, uma substância de alta eficiência desinfetante, que não prejudica a saúde humana e preserva as superfícies onde é aplicada, garantindo uma proteção de até 60 dias contra agentes contaminantes.

O Porto de Salvador é conhecido pelo seu potencial exportador de produtos e suas atividades de movimentação de contêineres e cargas gerais, além de receber cruzeiros marítimos nacionais e internacionais.

A iniciativa foi do Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, que apoia as ações de saúde e segurança na Bahia na mitigação dos efeitos da Covid-19.