Memorial da Independência do Brasil na Bahia é inaugurado no Forte de São Lourenço

No dia 07 de janeiro foi inaugurado o Memorial da Independência do Brasil na Bahia, no Forte de São Lourenço, Ilha de Itaparica (BA), uma parceria entre a Base Naval de Aratu e Prefeitura Municipal de Itaparica.

O evento contou com a presença do Comandante do 2º Distrito Naval, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, da prefeita Marilda Barbuda dos Santos, da Deputada Federal Lídice da Mata e do ex-Deputado Federal Bebeto Galvão, que viabilizaram recursos para a consolidação do Memorial.

‘‘Agradeço a Marinha do Brasil por ter celebrado conosco essa importante data da história do município, com a certeza que viveremos momentos importantes de manutenção do entendimento e reflexão da história do nosso povo’’ pontuou a prefeita.

Durante o evento, o Navio Varredor Atalaia (Nv Atalaia), que estava atracado nas proximidades do Forte, foi aberto à visitação pública e recebeu cerca de 1.400 visitantes.

O Forte de Itaparica teve um papel importante nas lutas pela independência do Brasil, justamente pela posição estratégica da Ilha de Itaparica na Baia de Todos os Santos, possibilitando a resistência e a consolidação da vitória sobre os portugueses. Assim, a fortaleza foi escolhida para abrigar o Memorial da Independência do Brasil na Bahia.