Meios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste realizaram exercícios operativos no litoral da Bahia

O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL) realizou exercícios operativos na área marítima compreendida entre Salvador (BA) e Abrolhos (BA), no período de 19 a 25 de novembro, com um Grupo Tarefa (GT) composto pelos Navios Patrulha “Gravataí” e “Guaratuba” e pelas Lanchas de Inspeção Blindadas “Guaiúba” e “Caraúna", que atuaram no cumprimento dos diversos exercícios programados.

Durante a comissão, foram realizados exercícios de avarias operacionais, fundeio de precisão, controle de avarias (CAV), grupo de socorro externo (GSE), grupo de visita e inspeção (GVI), manobras táticas, homem ao mar, exercício de tiro sob alvo à deriva e reboque. O exercício teve como propósito aprimorar o aprestamento das tripulações e a capacidade operativa dos meios para o cumprimento de suas tarefas.

A versatilidade dos meios subordinados ao ComGptPatNavL permite que sejam potencializadas as operações de Patrulha Naval, Inspeção Naval e SAR em casos de náufragos na região da Baía de Todos os Santos, além de representar uma importância no cumprimento do Serviço de Segurança do Tráfego Aquaviário.