Pular para o conteúdo principal

Marinha participa das comemorações da independência da Bahia

No dia 02 de julho, no Forte de São Marcelo, antigo Forte do Mar, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, da Bahia e da cidade de Salvador, em cerimônia comemorativa à independência do Brasil na Bahia. O evento retrata o simbolismo da data, ao repetir o gesto do Segundo-Tenente João das Botas, o “Marinheiro da Independência”, quando comemorou a vitória dos brasileiros sobre as tropas portuguesas há 194 anos.

A cerimônia, realizada pelo Comando do 2º Distrito Naval em conjunto com o Governo do Estado da Bahia, foi presidida pelo Governador Rui Costa dos Santos e contou com a presença do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, da Vice-Prefeita de Salvador, Célia Oliveira de Jesus Sacramento, e de outras autoridades civis e militares.

A Independência da Bahia foi um movimento que teve início em 1821 e desfecho em 2 de julho de 1823. Na data, os baianos homenageiam os brasileiros que venceram as forças portuguesas nas águas da Baía de Todos os Santos, consolidando a nossa independência, com destaque para o Tenente João Francisco de Oliveira, conhecido como João das Botas, que combateu os inimigos à frente de uma esquadra composta de canoas e saveiros adaptados para a guerra, que ficou conhecida como “Flotilha de Itaparica”.

Compartilhe: