Marinha do Brasil promove campanha de doação de sangue

 

Em Salvador, as organizações militares da Marinha do Brasil promoveram uma campanha de doação de sangue, no dia 13 de junho, com o objetivo de contribuir para a regularização do estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA). A ação, que foi voltada à divulgação do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, integrou ainda as comemorações do 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

 

Segundo a diretora de hemoterapia da Fundação Hemoba, a médica Rivania Andrade, o apoio da população é indispensável neste momento. “Nos meses de abril e maio sentimos uma redução acentuada de candidatos à doação. Com isso, os estoques de sangue da Fundação estão em níveis abaixo do esperado para o mês de junho. Precisamos da sensibilização de todos para reforçar os estoques e garantir a assistência transfusional adequada durante o período de São João”, afirmou.

 

Quer doar sangue? Saiba como e onde

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação. O voluntário deve procurar o centro de captação de sua cidade para realizar o procedimento.