
No dia 21 de fevereiro, o Navio Patrulha “Guaratuba” atracou no Porto de Salvador, escoltando a embarcação “Brinco", apresada no dia anterior, durante ação de patrulhamento realizada nas proximidades de Mangue Seco – BA. A embarcação, que havia saído, inicialmente, do porto de Belém-PA, com uma tripulação de seis pessoas, transportava uma carga suspeita de milhares de caixas de cigarro. Na capital baiana, a embarcação foi entregue às autoridades competentes, para os procedimentos cabíveis.
Durante a abordagem inicial, foi verificada a inexistência de documento fiscal, além de não ter sido explicada a procedência da carga, em possível crime de contrabando. Adicionalmente, foi verificado que os tripulantes não possuíam habilitação para condução da embarcação, bem como dois dos tripulantes não possuíam documento de identificação. Assim, a embarcação também foi apreendida e notificada pela Capitania dos Portos da Bahia.
O constante aprimoramento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) proporcionará, cada vez mais, ações de combate à ilícitos em nossas águas, em esforço integrado, em parceria com agências e órgãos governamentais.