Pular para o conteúdo principal

Gestão ambiental faz parte da realidade do Com2ºDN

A equipe de gestão ambiental do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizou, na segunda quinzena de junho, um ciclo de debates voltados a conscientizar a tripulação em relação ao tema responsabilidade social. Por meio de palestras, com um enfoque educativo, o objetivo foi levar os membros da tripulação a repensar o seu papel no processo e entender a motivação das ações práticas na área ambiental adotadas pela administração naval.

“Nós fazemos parte do meio ambiente, não estamos à parte dele. O grande equívoco do homem é não assumir a sua condição de sujeito desse processo”, afirmou a representante da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Anildes Cruz, ao introduzir o tema meio ambiente e sustentabilidade na primeira das palestras para militares.

No dia 27 de julho, sob um viés mais acadêmico, os temas gestão ambiental e sustentabilidade foram abordados na palestra proferida pelo doutor em saúde ambiental pela University of London/UK e professor da Universidade Federal da Bahia, Luiz Roberto Santos Moraes.

No Com2ºDN, é adotada uma constante busca pelo consumo consciente de recursos naturais, como água e energia, e a melhoria da eficiência logística no emprego de combustível e viaturas. Mas, dentre as medidas adotadas, merece destaque a permuta de dejetos do óleo de cozinha consumido nos ranchos por detergente líquido para limpeza do local. A troca é realizada em parceria com uma empresa de coleta de óleo, que recolhe mensalmente aproximadamente 80 litros do material usado, fornecendo, em contrapartida, 10 litros de detergente.

Também com enfoque na sustentabilidade, a OM reutiliza bombonas plásticas e garrafas pet para armazenamento de produtos de limpeza. Assim, o detergente e a água sanitária utilizados no Com2ºDN, adquiridos em forma concentrada e diluídos a bordo, são acondicionados em embalagens plásticas reutilizadas, para distribuição aos setores.

Compartilhe: