Fragata “Libertad”, da Armada Argentina, atraca no porto de Salvador

No período de 28 a 31 de agosto, a Fragata “Libertad”, Navio-Escola da Armada Argentina (ARA), esteve atracado na cidade de Salvador/BA, onde participou de vários eventos conjuntos com a Marinha do Brasil (MB).

No dia 29, o Comandante do navio, Capitan de Navio Juan Carlos Romay, em cerimônia de aposição floral no Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), colocou uma coroa de flores no busto do Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil.

Durante a estadia do Navio na capital baiana, os Guardas-Marinha (GM) da ARA visitaram Organizações Militares subordinadas ao Com2ºDN, com o objetivo de conhecer o seu funcionamento. Assim, o Centro de Intendência da Marinha em Salvador (CeIMSa) recebeu cinco GM do corpo de Intendentes, enquanto que 30 GM do corpo da Armada conheceram o Navio-Varredor (NV) “Aratu”, o NV “Atalaia” e o Navio-Patrulha (NPa) “Gravataí”. Já o Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa) foi visitado por 11 GM da Infantaria de Marinha da Argentina, que foram recebidos pelo Comandante do GptFNSa, Capitão de Fragata (FN) Alexandre Soares de Araujo, que proferiu uma palestra sobre as características do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil, bem como a missão específica do Grupamento. Ao final, conheceram as instalações, equipamentos e viaturas utilizadas pelo GptFNSa.

Segundo o Capitão de Corveta Leandro de Souza Lamin, Oficial de Ligação com o Comandante do navio, “a visita serviu para fortalecer, ainda mais, os laços históricos que unem as Marinhas Argentina e do Brasil”, concluiu.