Forte de São Lourenço recebe estudantes

No dia 3 de dezembro, o Comando do 2º Distrito Naval abriu as instalações do Forte de São Lourenço para a visitação de alunos da rede municipal de Itaparica-Ba, cidade localizada no interior da Baia de Todos os Santos. O Forte de São Lourenço foi construído em 1631 e ampliado em 1711, tendo ocupado relevante papel durante as lutas pela independência do Brasil. No local, atualmente funciona a estação de magnetologia da Base Naval de Aratu.

A iniciativa atendeu a uma solicitação da Prefeitura do Município de Itaparica, que desejava inserir a visita ao forte como uma das atividades extra-classe da disciplina de história, ministrada aos estudantes do ensino fundamental. Na ocasião, também foi assinado um termo de cessão de terreno do município para a Marinha do Brasil, local onde será instalada uma torre de comunicações militares do sistema TETRA, que contribuirá para as ações de defesa nas Olimpíadas Rio 2016.

Estiveram presentes o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros e o Prefeito de Itaparica, Raimundo Nonato da Hora, além de outras autoridades civis e militares.