Estudantes Baianos conhecem o Navio-Escola Brasil

No último dia 27 de julho, o Navio-Escola Brasil recebeu a visita de 767 estudantes dos ensinos médio e fundamental, oriundos de diversas Escolas da Capital baiana.

O evento foi programado com o propósito de levar aos adolescentes informações sobre a carreira naval, contribuindo para a seleção de novos talentos para a Marinha do Brasil (MB). Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as principais formas de ingresso na Força, por meio de palestras ministradas pelos Guardas-Marinhas que participam da XXXI Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), e visitar os locais onde são ministradas as aulas práticas durante a comissão, tais como o Sistema de Simulação Tática e Treinamento, o Compartimento de Ensino à Navegação e a sala de Estar de Guardas-Marinha.

Luíza dos Santos Conceição, do Colégio da Polícia Militar da Bahia, aluna do último ano do ensino médio, falou sobre a importância do evento. “As informações passadas na palestra me motivaram a participar do concurso da Escola Naval. Tenho 16 anos e, portanto, dois anos para me preparar para a prova”, registrou.

José Carlos Travessa, diretor geral da Casa Pia, antigo colégio de órfãos de Salvador, acompanhou os alunos e, muito feliz, declarou a sua gratidão pelo convite à sua instituição “Tenho um sentimento de orgulho em perceber que meus alunos demonstram amor e querem servir à Marinha. Essas crianças pobres tiveram oportunidade de conhecerem uma instituição da qual sonham fazer parte”.

Salvador foi a primeira cidade escolhida para receber a visita do Navio-Escola Brasil durante a atual viagem de instrução. No dia 28, os demais moradores da cidade também puderam conhecer a embarcação, por ocasião da visitação pública realizada pelo Navio, que passará ainda pelos portos de Las Palmas e Barcelona (ESP), Toulon e Le Havre (FRA), Pireu (GRE), Civitavecchia (ITA), Lisboa (POR), Londres (ING), Hamburgo (ALE), Oslo (NOR), Asmterdã (HOL), Nova Iorque e Jacksonville (EUA), Curaçau (NDL) e Cartagena (COL) e Fortaleza (BRA).