Dia do Amigo da Marinha é comemorado no Farol da Barra

O Comando do 2º Distrito Naval comemorou o Dia Nacional do Amigo da Marinha com um cerimonial à Bandeira ao pôr do sol, no Forte de Santo Antônio da Barra, no dia 21 de novembro, leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e imposição da medalha “Amigo da Marinha”, outorgada a mais de 30 personalidades civis e militares que se destacaram no relacionamento com a Marinha do Brasil e na disseminação da mentalidade marítima junto à sociedade baiana.

O tetraneto de João das Botas, Nelson Oliveira Fiúza de Lima, mostrou-se envaidecido com a lembrança a seu antepassado, responsável pela organização e comando da flotilha de canhoneiras que hostilizou os navios portugueses durante as lutas da independência na Bahia. "Considero uma honraria muito grande. Não tanto a mim, que sou apaixonado pela Marinha, mas por quem eu represento na história", ressaltou.

Ao cumprimentar os novos integrantes, o presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar Salvador), Othoniel Santos Filho, definiu Amigo da Marinha como uma "sentinela avançada da Força", a quem cabe concorrer para divulgar a mentalidade marítima. O Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier Santos, enalteceu os homenageados. “O fato de Salvador, desde a sua fundação, ser uma cidade eminentemente voltada para o mar parece ter contribuído para que a Marinha aqui tenha uma maior interação com a sociedade. O apoio dos Amigos da Marinha tem sido fundamental para a condução das ações da Força nesta capital, o que me leva a considerar um prêmio comandar este Distrito. Dou as boas vindas aos novos amigos formalmente instituídos, ressaltando que a Marinha não é apenas dos marinheiros, fuzileiros e servidores civis. A Marinha é do Brasil. Viva a Marinha! Viva os Amigos da Marinha!”, destacou.