Corveta “Caboclo” realiza Expedição Protrindade

No período de 20 de setembro a 05 de outubro, a Corveta “Caboclo”, subordinada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL), realizou a comissão “Expedição PROTRINDADE VII/2018”, em apoio à Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), que teve como propósito prover os meios e o apoio necessários ao transporte, à permanência de pesquisadores e à realização de pesquisas científicas na Ilha da Trindade, Arquipélago de Martin Vaz e áreas marítimas adjacentes. O PROTRINDADE, criado em 2007, é destinado a gerenciar o desenvolvimento de pesquisas científicas, e possibilitar a obtenção, a sistematização e a divulgação de conhecimentos científicos sobre a região.

O Navio desatracou da Base Naval de Aratu (BNA) com sete pesquisadores, realizou travessia de três dias até chegar ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), localizado no Oceano Atlântico a cerca de 1.176 km de Vitória (ES). Durante os quatro dias em que permaneceu fundeado nas proximidades da ilha, o Navio realizou apoio logístico e contribuiu para que os pesquisadores desenvolvessem seus trabalhos no local, além de prestar apoio às atividades de mergulho. Na segunda fase da comissão, fundeado nas proximidades do Arquipélago dos Abrolhos, realizou ação de presença, antes de retornar à BNA.

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no porto de Vitória, o “Chico Bento” recebeu mais de 1.500 pessoas durante a visitação pública.