Comando do 2º Distrito Naval realiza primeiro Estágio de Qualificação em Investigação Criminal para Oficiais

No período de 13 a 15 de julho, o Comando do 2° Distrito Naval, por meio do Serviço de Polícia Judiciária Militar (S-PJM), realizou o Estágio de Qualificação em Investigação Criminal para Oficiais Subalternos e Intermediários. Na sede, a participação dos militares aconteceu no auditório do Comando, e, nas OM subordinadas, por videoconferência. Ao todo, 94 militares participaram das palestras.

Com carga horária de 16h, o objetivo do curso é desenvolver nos Oficiais habilidades e atitudes inerentes a atividade de investigação criminal, bem como fornecer conhecimentos básicos relativos aos procedimentos de investigação criminal, no âmbito do Direito Militar e Processual Penal Militar, conforme a COMOPNAVINST N°12-01.

Foram ministrados conteúdos sobre Princípios Constitucionais na Investigação Criminal, por Marcos José Pinto, Promotor de Justiça Militar em Campo Grande – MS, Conceitos iniciais acerca da Polícia Judiciária e da Investigação Criminal, pelo 1ºTen. Yuri Salgado de Lima, Comandante do Pelotão de Investigação Criminal do 6º Batalhão de Polícia do Exército, Atividades de Perícia na Investigação Criminal, pelos 2ºSG-FN-ES Diogo Souza Limeira dos Santos e 2ºSG-FN-MO Francisco de Souza Júnior, Peritos Criminais do Comando do 2º Distrito Naval e Inquérito Policial Militar (IPM) e Auto de Prisão em Flagrante (APF) pela 1ºTen. (RM2-T) Maíra Heitmann Anjos Lopes, Encarregada do Serviço de Polícia Judiciária Militar do Comando do 2º Distrito Naval.