Comando do 2º Distrito Naval promove Ação Cívico- Social no município de Vera Cruz/BA

No período de 29 de novembro a 02 de dezembro, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), em parceria com Prefeitura Municipal de Vera Cruz, realizou uma Ação Cívico-Social (ACISO) no município de Vera Cruz, às margens da Baía de Todos os Santos.

Durante a ACISO, a Marinha do Brasil prestou diversos serviços de saúde à população. Ao todo, foram realizados 4.147 procedimentos médicos e odontológicos e entregues 28 próteses dentárias. Além das ações na área de saúde, na ACISO também foram prestados serviços como corte de cabelo, exposição de equipamentos dos Fuzileiros Navais e orientações sobre como ingressar na Marinha. Mariudine dos Santos Neto, 35 anos, é pescador e procurou o serviço odontológico para colocar uma prótese dentária, “Estava precisando de uma prótese há mais de 6 meses. Eu queria sorrir, mas me sentia envergonhado, por ser o dente da frente. Agora, com essa prótese, no fim de ano minha estima estará bem alta. Parabéns para a Marinha do Brasil!”, relatou Mariudine.

Ainda dentro das ações da ACISO, a Base Naval de Aratu iniciou obras de pintura em uma escola-creche que atende cerca de 50 crianças da região. Por sua vez, a Capitania dos Portos da Bahia regularizou embarcações de pescadores locais e capacitou 26 novos pescadores profissionais, aquaviários que agora poderão exercer suas atividades com mais segurança, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.

Também foram prestados por instituições parceiras cerca de 1.315 atendimentos, como apoio de justiça e cidadania, oferecido pelo Tribunal de Justiça da Bahia, emissões de 1ª e 2ª vias de carteiras de identidade, promovidas pela Secretária de Segurança Pública do Estado da Bahia, e aferição de pressão e glicemia, serviços realizados pela prefeitura do município. Raimundo Souza Pereira, 46 anos, desempregado, e Natali Costa dos Santos Pereira, 28 anos, estudante, procuraram o balcão jurídico do Tribunal de Justiça da Bahia para realizar um divórcio. “Achei o serviço do balcão jurídico muito rápido e eficiente, o que possibilitou resolvermos o problema de maneira satisfatória”, pontuou Natali. Os dois ainda aproveitaram o serviço de pediatria para levar a filha Nicole, de 4 anos. “Temos uma necessidade muito grande de serviços aqui na ilha, uma carência que está sendo suprida por esta ação da Marinha”, ressaltou agradecido Raimundo.