Comando do 2º Distrito Naval promove Ação Cívico-Social no Distrito de Passé, Candeias-BA

No período de 14 a 19 de agosto, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), em parceria com a empresa Braskem, realizou uma Ação Cívico-Social (ACISO) no distrito de Passé, município de Candeias, às margens da Baía de Todos os Santos.

Durante a ACISO, a Marinha do Brasil prestou diversos serviços de saúde à população. Ao todo, foram realizados 3.895 procedimentos médicos e odontológicos e entregues 26 próteses dentárias. Além das ações na área de saúde, na ACISO também foram prestados serviços como corte de cabelo, exposição de equipamentos dos Fuzileiros Navais, palestra para estudantes de escola públicas e orientações sobre como ingressar na Marinha.

A Capitania dos Portos da Bahia regularizou embarcações de pescadores locais, por meio da entrega de Títulos de Inscrição de Embarcação (TIE), e capacitou 27 novos aquaviários no curso de pescador profissional, que agora poderão exercer suas atividades com mais segurança, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.

Também foram prestados por instituições parceiras cerca de 1.670 atendimentos, como apoio de justiça e cidadania, oferecido pelo Tribunal de Justiça da Bahia, emissões de 1ª e 2ª vias de carteiras de identidade, promovidas pela Secretária de Segurança Pública do Estado da Bahia, e testes rápidos de Saúde, realizados pela prefeitura do município.

A dona de casa Maria da Conceição dos Santos, 45 anos, moradora da região, agradeceu emocionada pelo tratamento recebido. “Me faltavam dois dentes. Tinha vergonha até de conversar com as pessoas. Eu não tinha condições de fazer um tratamento particular. Quando ouvi o carro de som passando e anunciando que a Marinha viria aqui pra cuidar da gente, achei que essa seria a chance de consertar isso e recuperar um pouco da minha autoestima. Estou muito feliz e agradeço muito a esses anjos da Marinha, que cuidaram tão bem de mim, desde o começo. Muito obrigada!”, pontuou.