Comando do 2º Distrito Naval homenageia heróis de guerras no mar

         No dia 25 de julho, foi realizada a cerimônia em Memória dos Mortos da Marinha em Guerra, na sede do Comando do 2° Distrito Naval, em Salvador, que contou com a presença de membros de associações de ex-combatentes, representações de todas as forças militares presentes na Bahia, de alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do Grupo de Escoteiros do Mar.

O evento foi iniciado com a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, seguida de uma salva de tiros, disparada por um pelotão de fuzilaria do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, e da execução do toque de silêncio. Na sequência, foram depositadas flores na Baía de Todos os Santos, pelos militares a bordo da lancha “Amazônia Azul, enquanto eram executados os Toques da Alvorada e da Vitória. Por fim, todos os presentes cantaram a canção da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), de autoria do Capitão de Corveta Benjamim Goulart, Comandante do Navio Tender “Belmonte”.

A cerimônia marcou o aniversário do naufrágio da Corveta “Camaquã”, ocorrido em 21 de julho de 1944, durante missão de escolta na 2ª Guerra Mundial, data que ficou consagrada à memória daqueles que, nas Marinhas de Guerra e Mercante, perderam suas vidas no cumprimento do dever em tempos de guerra.