No dia 19 de novembro, a cerimônia comemorativa ao Dia da Bandeira foi realizada na sede do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN). A cerimônia teve início com o hasteamento da Bandeira do Brasil, ao som do Hino Nacional brasileiro, executado pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa).
Na sequência, durante o canto do Hino à Bandeira, foram incineradas as bandeiras inservíveis e desgastadas pelo uso. Ao final do evento, o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, e o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier Santos, ofertaram novas Bandeiras Nacionais para alunos da Escola Estadual Alfredo Amorim, que faz parte do Programa Forças do Esporte (PROFESP), desenvolvido pelo Ministério da Defesa junto à Marinha do Brasil, com o objetivo de promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social e a cidadania para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, e ao grupo escoteiro convidado para a solenidade, dando continuidade ao projeto “Pátria Amada Brasil”, que tem como intuito suscitar entre os alunos do ensino fundamental e médio o espírito cívico e a valorização dos símbolos nacionais.
Patricia Bauhaus, diretora da Escola Municipal Alfredo Amorim, onde o PROFESP atende 100 alunos, ressaltou a importância da parceria entre a escola e o PROFESP, que eleva a expectativa e a autoestima dos alunos, concomitantemente ao desenvolvimento físico e intelectual, mostrando reflexos no crescimento acadêmico. “Hoje a participação dos alunos trará uma vivência diferente, porque demostra a prática do civismo e do amor à pátria, que, infelizmente, tem se perdido ao longo do tempo. Oportunizar essa vivência aos nossos meninos e meninas nos ajuda a desenvolver a conscientização desse exercício cidadão de civismo e amor à pátria”, pontuou.